AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

F-35C realiza primeiro pouso embarcado

Lightning II pousa abordo do USS Nimitz durante campanha de testes opracionais


A US Navy (marinha americana) anunciou que realizou com sucesso a primeira operação de pouso e decolagem do F-35C Lightning II abordo de um porta-aviões. O pouso bem sucedido ocorreu após o gancho de cauda ser totalmente reprojetado. Nos testes conduzidos em 2012 o modelo não conseguiu pegar os cabos de retenção.

A operação envolveu a aeronave de teste CF-03 e ocorreu abordo do CVN-68 - USS Nimitz e foi conduzido pelo piloto de provas da marinha Tony Wilson. O teste faz parte do chamado DT-I (Developmental Testing), que começou no dia 3 de novembro e tem previsão para durar duas semanas.

A DT-I é a primeira de três fases de testes conduzidos em alto mar para o F-35C. Durante a DT-I, a equipe de teste do Lightning II, chamada de ITF (Integrated Test Force) programou dois F-35C para serem utilizados numa variedade de manobras operacionais, incluindo várias operações de decolagem e pouso. Também será verificado processos de manutenção geral, apoio embarcado, etc

Como ocorre nos testes operacionais de qualquer aeronave, o objetivo é coletar dados para medir a integração do F-35C e definir melhor os parâmetros de operação a bordo dos porta-aviões americanos.

A previsão da Lockheed Martin e dos militares é que o F-35C esteja plenamente operacional em 2018.

Redação
Publicado em 05/11/2014, às 16h00 - Atualizado às 19h07


Mais Notícias