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Exército recebe helicóptero modernizado

Aeronaves contam com nova aviônica e blindagem


A Helibras entregou ao Exército Brasileiro o décimo helicóptero Fennec modernizado. A cerimônia oficial de entrega foi realizada em dezembro, na fábrica de Itajubá (MG), quando o presidente da Helibras, Richard Marelli, recebeu a visita do comandante da Aviação do Exército (AvEx), General Achilles Furlan Neto.

Durante a modernização de meia vida, as aeronaves receberam uma série de melhorias, sendo o glass cockpit o item mais significativo do processo. A nova avionica oferece três telas de LCD que incluem parâmetros de voo e navegação, como atitude, velocidade no ar, altitude, velocidade vertical, razão de guinada e HSI, bem como todas as informações do motor e da estrutura. Também foram instalados novos sistemas de navegação e comunicações, permitindo que as informações essenciais passem a ser apresentadas de forma concentrada sobre a situação de voo e sistemas, reduzindo o tempo em varreduras no painel, além de permitir uma leitura precisa e extremamente rápida dos dados dos sistemas e dos parâmetros de voo.

Também foi incorporado o AFCS (Automatic Flight Control System) Sagem AP85, que provê estabilidade nos eixos longitudinal e transversal, e aumento na estabilidade com controle automático de ajustes finos de voo. O sistema incluiu melhoria no sistema de trimagem, que comanda um atuador paralelo de tal modo que mantém o cíclico centrado durante todo o tempo, para que haja sempre a máxima capacidade de manobra sobre os comandos, memorizando a atitude da aeronave no momento em que é acoplado, garantindo o voo estável e o enquadramento do alvo nos momentos de uso do armamento aerotransportado. A estabilidade proporcionada pelo AP85 também significa um auxílio valioso nas missões de observação, de ataque e reconhecimento armado, ou mesmo em missões de salvamento realizadas pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil.

Outra importante mudança foi a adoção dos novos bancos da aeronave, com absorção de energia, que oferecem proteção do tipo anti-crash. Estão sendo instaladas placas de compósitos especiais, que oferecem melhor blindagem a cabine e sistemas críticos. São três partes, sendo uma posicionada no piso da cabine, sob os pedais, uma nas laterais, entre cada piloto e as portas, e outra nos encostos dos assentos.

A expectativa é de que os Fennec modernizados comecem a ser utilizados pelo Centro de Instrução da Aviação do Exército (CIAvEx) na formação dos novos pilotos da AvEx, já com os novos sistemas empregados após a conclusão do trabalho de retrofit.

Redação
Publicado em 07/01/2016, às 17h00 - Atualizado às 17h28


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