Aeronaves de ataque leve Super Tucano e Wolverine serão substituídas pelo Air Tractor AT-802U
A Força Aérea dos Estados Unidos (Usaf,na sigla em inglês) poderá se desfazer de seus dois modelos de caças de ataque leve, o norte-americano AT-6E Wolverine e o brasileiro A-29 Super Tucano. A intenção é operar apenas a versão militarizada do Air Tractor, o AT-802U Sky Warden. O modelo oferece menores custos operacionais, além de exigir pouco ou nenhum suporte em solo.
De acordo com a revista Air Force Magazine, o Comando de Operações Especiais da Força Aérea (Socom), declarou que os aviões devem ser declarados excedentes de defesa, podendo ser colocados a venda no mercado internacional.
"[os aviões] provavelmente acabarão sendo declarados artigos de defesa em excesso, e procuraremos outros parceiros de missão que possam querer pegá-los”, disse Edward Stanhouse, vice-diretor executivo do programa de inteligência, vigilância, reconhecimento e forças de operações especiais.
A Usaf tem uma pequena frota das aeronaves A-29 e AT-6, com apenas três unidades de cada modelo. O Super Tucano foi utilizado pelo Socom durante uma fase de consultoria externa, já o Wolverine foi empregado em voos experimentais visando encontrar um vetor de ataque leve.
O programa que irá investimentir na aviação de ataque leve já existe, trata-se do Armed Overwatch — que visa a aquisição de até 75 aeronaves de asa fixa para serem operadas em locais austeros, com pouca logística de suporte e elevada capacidade de operar de forma isolada.
Apesar de possivelmente ser retirado de serviço nos EUA, o A-29 Super Tucano ainda é um sucesso internacional, mais de 15 forças aéreas utilizam o avião brasileiro, incluindo o Chile, Colômbia, Equador, Nigéria, Indonésia e Filipinas. Já o concorrente AT-6 Wolverine foi adquirido recentemente pela Tailândia.
No caso da força aérea dos Estados Unidos, as missões de ataque leve são bastante restritas, em geral empregando drones.
Por André Magalhães
Publicado em 12/08/2022, às 09h20