AERO Magazine
Busca

Fabricante se notabilizou produzindo componentes e sistemas

Empresa italiana lança novo helicóptero de pequeno porte

Aeronave possui capacidade para dois ocupantes e motor de elevada potência


A Curti Aerospace, da Itália, fez o lançamento comercial oficial de seu helicóptero monoturbina Zephir, durante a Aero Friedrichshafen, que ocorre na Alemanha. Conhecido anteriormente como Disrupt,o projeto foi financiado por iniciativa da Comissão Europeia para beneficiar empresas de pequeno e médio porte.

O Zephyr foi projetado para servir tanto o mercado recreativo quanto comercial, neste caso, especialmente como aeronave de treinamento. O programa foi desenvolvido pela Curti em parceria com a fabricante de motores PBS Velká Bites (PBSVB), conjuntamente com a Junkers Profly, está última desenvolveu o paraquedas balístico para célula e ocupantes.

O motor foi desenvolvido especialmente para o Zephyr, e embora possua 241 SHP, a capacidade foi reduzida para 141 SHP para a aplicação em questão. A Curti afirma que o helicóptero atende à demanda do mercado por um helicóptero leve com um motor mais potente.

Embora pouco conhecida do público, a Curti trabalha há mais de 40 anos tem fabricado subconjuntos e componentes para as indústrias aeroespaciais e de defesa como a Leonardo.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 11/04/2018, às 14h30 - Atualizado às 14h42


Mais Notícias