AERO Magazine
Busca

Depois de assumir terminais no Triângulo Mineiro

Empresa espanhola assumiu o terceiro aeroporto em Minas Gerais

O aeroporto de Montes Claros, no norte de Minas Gerais, passou a ser administrado pela Aena Brasil


Depois de Minas Gerais, a Aena Brasil deverá assumir outros quatro aeroportos no interior do Pará ainda em novembro - Gol/Divulgação
Depois de Minas Gerais, a Aena Brasil deverá assumir outros quatro aeroportos no interior do Pará ainda em novembro - Gol/Divulgação

A Aena Brasil assumiu ontem (16) a administração do aeroporto de Montes Claros, o terceiro em Minas Gerais.

O terminal (MOC), o terceiro mais movimentado do estado, havia sido incluído na sétima rodada de concessões aeroportuárias, cujo leilão foi realizado em agosto de 2022. Nos nove primeiros meses do ano, 260 mil passageiros embarcaram e desembarcaram ali.

A concessionária planeja uma ampliação que irá quase dobrar o tamanho do terminal de passageiros, passando dos atuais 2.000 m² para 3.700 m². A superfície disponível na área pública do terminal será três vezes e meia maior que a atual.

Serão instaladas áreas de segurança de final de pista em ambas as cabeceiras, haverá um novo pátio de aeronaves para a aviação comercial, com quatro posições de estacionamento tipo C, além de um novo pátio para a aviação geral e uma nova pista de táxi para as aeronaves. As obras devem começar no segundo semestre de 2024, com previsão de entrega em 2026.

MOC recebe voos de Belo Horizonte (CNF), São Paulo (GRU), Salvador (SSA) e Porto Seguro (BPS) pela Gol Linhas Aéreas, Azul Linhas Aéreas, Latam Airlines e Voepass Linhas Aéreas.

Entre os dias 21 e 30 de novembro, a gestão de quatro aeroportos do interior do Pará será transferida para a Aena Brasil.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 17/11/2023, às 07h55


Mais Notícias