A Emirates está ampliando o uso do Airbus A380 com 615 assentos em rotas de alto volume, incluindo Praga, Copenhague e Kuala Lumpur
A Emirates está expandindo o uso de sua versão de maior capacidade do Airbus A380, configurada com 615 assentos em duas classes, em rotas de alto volume e baixo rendimento, especialmente voltadas para o turismo.
A companhia possui quinze aeronaves desse modelo, que exclui a primeira classe e conta com apenas 58 assentos na classe executiva. Essa versão do A380 inclui 557 assentos na classe econômica, mais do que o total de lugares em qualquer outro A380 operado pela própria Emirates ou por outras companhias aéreas.
A estratégia da empresa é utilizar essa configuração em destinos com grande demanda e menor proporção de passageiros premium, visando compensar margens mais baixas com maior volume de passageiros transportados.
Entre julho e setembro, a Emirates opera voos com o A380 de 615 lugares para cidades como Copenhague (CPH), Kuala Lumpur (KUL) e Praga (PRG). Na capital tcheca, o modelo voltou a operar em dezembro de 2024, seguido por Copenhague em janeiro deste ano. KUL já contava com o A380 há mais tempo, mas o modelo de alta capacidade retornou à rota apenas em março.
Em PRG, a Emirates atua desde julho de 2010, inicialmente com o A330-200, hoje fora da frota. O A380 passou a operar regularmente a rota em maio de 2016, após um voo pontual em 2015. Já o modelo de 615 lugares passou a ser utilizado em dezembro de 2024. CPH, por sua vez, é atendida pela companhia desde agosto de 2011, com o A380 introduzido em dezembro de 2015 e a versão de maior capacidade entrando em operação no início deste ano.
As operações entre Dubai (DXB) e essas cidades europeias seguem horários similares, alinhados com o principal banco de voos da Emirates com destino à Europa e chegada da Ásia-Pacífico, otimizando conexões no hub dos Emirados Árabes.
Manchester (MAN) também recebe atenção especial da companhia. Atualmente, são três voos diários com o A380, sendo dois com a configuração de 615 lugares e um com a versão de menor capacidade, com 468 assentos distribuídos em quatro classes. Essa versão de alta densidade foi introduzida neste destino durante a pandemia de covid-19.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/06/2025, às 11h07
+lidas