AERO Magazine
Busca

Aviação Geral

Embraer realiza primeiro voo do novo Ipanema

Modelo conta com uma série de refinamentos e inovações, como novas asas


O Ipanema 203, a unidade pré-série do novo avião agrícola desenvolvido pela Embraer, voou pela primeira vez na última quinta (16) na Unidade de Botucatu (SP), onde o Ipanema é produzido.

Segundo José Maurício Leite Nogueira, piloto de testes da Embraer, “a performance em voo foi excelente, apresentando comandos suaves e precisos”.

A aeronave será apresentada ao público pela primeira vez durante a Agrishow, que será realizada entre 27 de abril e 1º de maio de 2015, em Ribeirão Preto (SP). 

Entre as inovações do Ipanema 203 está maior envergadura, com dois metros a mais, que proporciona uma faixa de deposição 20% maior, aumentando ainda mais a produtividade. O modelo também dispõem de um hopper com capacidade 16% maior em volume. Os winglets foram reprojetados, permitindo uma diminuição da área lateral da aeronave, aumentando o controle e melhorando a eficiência da pulverização.

As alavancas de comando e os pedais foram reprojetados, com ângulos mais suaves. Tudo isso para facilitar o dia a dia do operador, permitindo que ele desempenhe seu trabalho com maior conforto e eficiência.

Além disso, o avião tem novo sistema de ar condicionado, cinto de segurança com air bag e cabine mais alta, com novo conceito ergonômico. O assento, por exemplo, foi reformulado e revestido por couro natural perfurado, que permite fácil limpeza, melhor transpiração e possui maior durabilidade.

Redação
Publicado em 22/04/2015, às 15h00 - Atualizado às 15h37


Mais Notícias