Phenom 300 de empresa de táxi aéreo ultrapassou os limites da pista do aeroporto de Bagé, no Rio Grande do sul
Um Embraer Phenom 300 sofreu um incidente na noite da última quarta-feira (13), em Bagé, no interior do Rio Grande do Sul, em meio as fortes chuvas que atingem a região.
O avião executivo matrícula PR-BJA, número de série (MSN) 50500178, de propriedade da Brasil Jato Táxi Aéreo, saiu da pista (runway excursion), após pouso no aeroporto Gustavo Kraemer. Nenhum dos ocupantes ficou ferido.
Configurado para até nove passageiros, seguindo as regras de prestação de serviço de táxi aéreo, a documentação do PR-BJA está em situação regular junto a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
É o segundo evento do tipo ocorrido nesta semana no estado. Anteontem (15), um Cessna Mustang ultrapassou os limites da pista Ijuí. Invetsigadores da Força Aérea Brasileira (FAB) determinarão as causas e fatores contribuintes dos incidentes.
A pista (06-24) do aeródromo gaúcho possui 1.500 metros de comprimento por 30 metros de largura, e está aberta para pousos e decolagens, depois da retirada da aeronave na quinta-feira.
Bagé contam com procedimentos por instrumentos de precisão via satélite, required navigation performance (RNP, na sigla em inglês), além de uma saída padrão (SID).
Por Wesley Lichmann
Publicado em 17/12/2023, às 14h30
+lidas