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Carga expressa

Embraer confirma pedido para seus novos aviões comerciais de carga

Jatos regionais E190 e E195 serão convertidos pela Embraer como cargueiros e tem na NAC o primeiro cliente


Embraer E-Jet cargueiro será convertido no Brasil e sofrerá grandes mudanças estruturais - Divulgação
Embraer E-Jet cargueiro será convertido no Brasil e sofrerá grandes mudanças estruturais - Divulgação

A Embraer formalizou o lançamento dos novos E-Jet cargueiros, que serão convertidos a partir de aeronaves atualmente em serviço no transporte de passageiros. A Nordic Aviation Capital (NAC), a maior empresa de leasing de aeronaves regionais do mundo, se tornou o cliente de lançamento dos E-Jets P2F, acrônimo em inglês para “de passageiro para carga”.

A NAC poderá ter até dez posições de conversão dos modelos E190F e E195F, com as primeiras entregas previstas para ocorrer em 2024. O acordo prevê que as aeronaves convertidas serão da própria frota da NAC, agilizando o processo e garantindo a disponibilidade de mercado.

O lançamento dos E-Jet cargueiros ocorre em um momento de crescimento do transporte aéreo global, impulsionado especialmente pelo comércio eletrônico, que gerou uma nova demanda por aviões de média capacidade. Além disso, acontece durante a renovação da frota de E-Jets no mundo, com diversas empresas optando pelos novos E-Jet E2, abrindo assim uma disponibilidade constante de unidades de primeira geração do jato regional brasileiro.

Os dados preliminares mostram que o E190F poderá transportar uma carga útil de 10.700 kg, enquanto o E195F uma carga útil de 12.300 kg.

“Há uma demanda por frete aéreo nunca vista antes, especialmente para entregas no mesmo dia e operações descentralizadas”, explicou Johann Bordais, Presidente & CEO da Embraer Services & Suporte.

De acordo com a Embraer, os E-Jet poderão oferecer mais de 50% de capacidade de volume e três vezes mais o alcance que os turbo-hélices cargueiros em serviço e custos operacionais até 30% menores do que os narrowbodies, como os aviões derivados do Airbus A320 e Boeing 737.

“Estamos entusiasmados em trabalhar com a Embraer no desenvolvimento de uma base de operadores para os cargueiros da família de -E-Jets, pois as conversões de cargueiro são um elemento-chave de nossa estratégia para o portfólio no futuro, tendo em vista o ciclo completo de vida da aeronave”, disse Norman C.T. Liu, presidente e CEO da Nordic Aviation Capital.

“Tendo lançado o E190F e o E195F muito recentemente, o anúncio de hoje com a NAC é um forte indicador da demanda que estamos vendo para as conversões de E-Jets”, disse Arjan Meijer, presidente e CEO da Embraer Aviação Comercial.

A conversão dos E190 e E195 em cargueiros será realizada nas instalações da Embraer no Brasil e inclui mudanças estruturais de grande porte, incluindo reforço do piso, instalação de uma porta de cargas dianteira, piso com sistema de movimentação de carga, barreira de carga rígida (BCR), Barreira 9G com porta de acesso, novo sistema de detecção de fumaça de carga, incluindo extintores classe “E” no compartimento de carga superior, alterações no Sistema de Gestão do Ar (arrefecimento, pressurização, etc) e provisões para transporte de materiais perigosos.

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Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 09/05/2022, às 14h16


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