Veículos aéreos urbanos deverão voar de forma autônoma e Embraer prevê liderar a tecnologia desse no segmento
A Embraer anunciou novas parcerias tecnológicas para acelerar o futuro da aviação autônoma e avançar no desenvolvimento de veículos aéreos urbanos (eVtol).
Os novos parceiros tecnológicos são em geral empresas líderes globais especializadas em inovações na área de sistemas autônomos e fazem parte do Projeto EASy (Embraer Autonomous System) que utiliza processos experimentais ágeis para o desenvolvimento de soluções que tornem possível o uso de eVtol no futuro.
Entre os novos parceiros estão as norte-americanas Near Earth Autonomy, Iris Automation e Ansys, a suíça Daedalean e a brasileira Motora.
As companhias atuarão juntas em um ecosistema aberto para desenvolver e avaliar diversas novas tecnologias de voo autônomo em ambiente de simulação e em condição reais de voo.
“Temos trabalhado intensamente para criar o futuro da aviação em ampla colaboração com importantes parceiros tecnológicos. É uma satisfação ter a Near Earth Autonomy, Iris Automation e Daedalean contribuindo com seus conhecimentos e experiência, a Ansys com suas tecnologias de simulação, e a Motora que traz agilidade e flexibilidade em integração de software para somar ao nosso projeto de pesquisa,” disse Maurilio Albanese Novaes Junior, Head de Desenvolvimento Tecnológico da Embraer.
A Embraer busca liderar a criação não apenas dos veículos aéreos urbanos, mas também desenvolver um ecossistema que permita gerenciar e viabilizar o uso de aeronaves autônomas em um ambiente urbano, voando ao lado de aeronaves tripuladas.
Por Edmundo Ubiratan
Publicado em 18/03/2022, às 16h11
+lidas