AERO Magazine
Busca

Embraer vs Bombardier

Embraer apoia pedido de consultas feito pelo Brasil ao Canadá

Organização Mundial do Comércio quer saber sobre os subsídios para o programa C-Series


Com apoio da Embraer, o Brasil oficializou hoje o pedido de consultas ao governo canadense no âmbito da Organização Mundial do Comércio (OMC), em Genebra, sobre os subsídios que beneficiam o programa C-Series da empresa Bombardier. 

O pedido brasileiro destaca uma grande quantidade de subsídios, somando mais de US$ 4 bilhões oferecidos pelos governos nacional, provincial e locais do Canadá à Bombardier, concorrente da Embraer no setor de jatos comerciais. Somente em 2016, foram aportados recursos públicos da ordem de US$ 2,5 bilhões ao fabricante canadense.

Em dezembro de 2016, o Conselho de Ministros da Câmara de Comércio Exterior (CAMEX) havia autorizado a abertura do procedimento de solução de controvérsias contra o Canadá. O pedido de consultas é a primeira etapa deste procedimento e permitirá o acesso a informações adicionais sobre o apoio à Bombardier. O entendimento do governo brasileiro, compartilhado pela Embraer, é de que os subsídios oferecidos pelo governo canadense ferem os compromissos assumidos pelo Canadá na OMC.

Redação
Publicado em 08/02/2017, às 14h21 - Atualizado às 16h42


Mais Notícias