GRU Airport adquiriu dois drones que servirão para ampliar a segurança operacional no aeroporto
A concessionária que administra o aeroporto internacional de São Paulo (GRU), em Guarulhos, começou a utilizar drones como parte de um plano de Trabalho de segurança.
Você sabia que a GRU Airport usa drones nas operações? Com a nova ferramenta é possível monitorar áreas de vegetação, apoiar as vistorias das pistas, pátios e infraestrutura predial, observar as condições de manutenção de diferentes pontos do sítio aeroportuário e muito mais! pic.twitter.com/2iEuuE2qES
— GRU Airport (@gruairportsp) August 19, 2022
A GRU Airport adquiriu dois equipamentos da fabricante chinesa Dahua Technology que visam monitorar e proteger o perímetro do aeroporto, sendo possível identificar e prevenir princípios de incêndios, fiscalizar espécies de animais que vivem no complexo, apoiar as vistorias das pistas de pouso e decolagem, alertar sobre invasões irregulares das áreas e orientar nas decisões de logística e trânsito em casos específicos.
Segundo a concessionária, as operações seguem as regras de segurança operacional e as normas da aviação civil. Os drones foram testados sob a supervisão de técnicos da fabricante e da GRU Airport. Após os testes, eles foram aptos para realizarem inúmeras outras análises preditivas e comportamentais, uma vez que possuem tecnologia de inteligência artificial embarcada.
Os aparelhos possuem câmeras térmicas com zoom óptico de 30X com tecnologia StarLight, que permitem que esses equipamentos sejam utilizados mesmo em ambientes com pouca luz, que são capazes de identificar pessoas, animais e objetos à distância. Os drones são movidos por dois conjuntos de bateria e dois conjuntos de hélices reservas.
A concessionária afirma que os equipamentos suportam as inúmeras rajadas de vento que o local recebe constantemente. Além disso, eles podem ser utilizados em condições de chuva e na escuridão. “A chegada desses drones nos ajudará a identificar possíveis problemas e agir rapidamente para solucioná-los”, segundo Admilson Silva, diretor de operações da GRU Airport.
Marcel Cardoso
Publicado em 26/08/2022, às 09h54
+lidas