Empresa francesa cria drone capaz de localizar operações hostis
Paris tem sido vítima de uma frota de drones pilotados anonimamente que sobrevoam marcos históricos, edifícios do governo e até uma estação geradora nuclear. Fatos que tem mantido a segurança interna em alerta máximo.
As autoridades ainda não conseguiram determinar a origem dos voos, nem traçar uma ligação com grupos terroristas. Provavelmente a ação parte de grupos amadores, incluindo turistas desavisados, mas que ainda assim tem desafiado polícia.
Visando uma resposta as ameaças, a francesa ECA Group, especializada em soluções aeronáuticas, desenvolveu um drone anti-drone.
O projeto baseado no drone IT180 é capaz de caçar drones e identificar seus pilotos. O novo aparato possui uma série de sistemas que permitem detectar o drone agressor e localizar seu operador. O aparelho faz uma triangulação do controlador através de uma série de sistemas instalados a bordo, podendo em seguida monitorar o operador através de câmeras de alta definição. Ao contrário das soluções disponíveis até agora, que se concentram principalmente na neutralização de drones em voo, o IT180 torna possível identificar os operadores maliciosos de forma discreta, possibilitando a ação das autoridades ainda durante a operação do drone, coletando todas as provas necessárias para a futura acusação.
Por motivos óbvios o fabricante não revela o funcionamento do IT180 e suas reais capacidade de contra-espionagem.
Aparentemente, o ECA IT180 foi testado duas vezes pelas autoridades francesas que ficaram plenamente satisfeitas com o drone anti-drone, podendo localizar os pilotos dentro de um raio de 700 m em menos de um minuto.
É o caso de dizer “cherchez le drone”
Ernesto Klotzel
Publicado em 24/04/2015, às 14h00
+lidas