AERO Magazine
Busca

Nos EUA

Divulgado relatório final de incidente com Boeing 777 da United Airlines

Conselho de Segurança nos Transportes dos EUA divulgou relatório final de incidente envolvendo o motor direito de um Boeing , em 2021


O caso aconteceu em fevereiro de 2021. A aeronave seguia de Denver para o Havaí - Reprodução/Redes Sociais
O caso aconteceu em fevereiro de 2021. A aeronave seguia de Denver para o Havaí - Reprodução/Redes Sociais

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos EUA divulgou hoje (8), o relatório final de um incidente com um Boeing 777-200 da United Airlines, em 20 de fevereiro de 2021.

Na ocasião, a aeronave de matrícula N772UA havia acabado de decolar de Denver (DEN) para Honolulu (HNL), com 239 pessoas a bordo, quando houve a capota do motor direito (PW4000) se desprendeu, fazendo com que destroços do equipamento caíssem a 30 km do aeroporto, causando danos materiais em imóveis e em vias do entorno. Não houve feridos.

O documento apontou a fadiga em uma das blades do motor em questão como causa provável do incidente. O Ntsb elencou três fatores que contribuíram para a falha e a gravidade do caso:

1 - “A inspeção inadequada das blades, que não identificou indícios de fissuração de baixo nível, e a frequência insuficiente dos intervalos de inspeção do fabricante, o que permitiu que as indicações de trincas de baixo nível se propagassem sem serem detectadas e, finalmente, resultaram na falha de fadiga.”

2 - “O projeto e o teste da entrada do motor, que não conseguiu garantir que a entrada pudesse dissipar adequadamente a energia e, portanto, limitar mais danos de um evento de saída da lâmina do ventilador em voo.

3 - “A falha do flange "K" após a saída da lâmina do ventilador, o que permitiu que gases de ignição quente entrassem na nacele, causando danos a vários componentes que alimentavam fluidos inflamáveis para a nacele, o que permitiu que o fogo se propagasse para além da área inferior da capota e para os reversores de empuxo, onde não pôde ser extinto.

Ainda segundo o órgão, a Pratt e Whitney, fabricante do motor, está avaliando ações para melhorar a resistência do flange "K" e espera que o hardware esteja disponível em 2025.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 08/09/2023, às 14h40


Mais Notícias