AERO Magazine
Busca

Mais uma vítima do Silvercrest

Desenvolvimento do Citation Hemisphere é suspenso pela Textron

Falha nos motores Silvercrest forçaram mudanças de planos em relação ao lançamento do avião


A Textron Aviation está cancelando o desenvolvimento do Citation Hemisphere, que deveria ser o maior membro da família de jatos de negócios da Cessna. Os problemas com os motores Safran Silvercrest levaram a diversos atrasos no projeto, que agora foi suspenso, com possibilidade de ser cancelado em definitivo.

O anuncio foi feito por Scott Donnelly, CEO da Textron, durante conferência dos resultados do segundo trimestre. De acordo com o executivo, o fabricante não ficou satisfeito com o progresso no desenvolvimento do Silvercrest, que acumula vários anos de atrasos.

LEIA TAMBÉM

O Hemisphere foi anunciado em 2015, durante a NBAA-BACE, como o maior avião da família Citation, com cabine larga e capacidade de voos de longo alcance. Todavia, o desenvolvimento do modelo foi impactado pelos problemas no motor, que também deveria equipar o Dassault Falcon 5X, cancelado justamente pelos problemas no propulsor.

O projeto foi suspenso em meados de abril de 2017, devido aos problemas no motor, que sofria com falhas no compressor de alta pressão. Após dois anos a Safran não conseguiu solucionar o problema que afetava o desempenho do motor em diversos regimes de potência.

Os atrasos constantes no programa Hemisphere levaram a Textron optar por sua suspensão. “Nós certamente revisaríamos isso, mas passou muito tempo”, comentou Donnelly. Ainda que o mercado apresente outras opções de motorização, segundo o CEO da Textron, apenas o Silvercrest atendia os requisitos estipulados pelo programa Hemisphere.

Ainda de acordo com o anuncio, a suspensão do projeto ocorreu exclusivamente por força dos problemas do motor, não tem relação com mudanças de mercado. Inclusive, o segmento que o modelo deveria disputar está entre os mais cobiçados da aviação de negócios.

ASSINE AERO MAGAZINE COM DESCONTO

Por Edmundo Ubiratan | Imagens: Divulgação
Publicado em 19/07/2019, às 16h00 - Atualizado às 17h21


Mais Notícias