AERO Magazine
Busca

Aviação Militar

Cruzex tem caças do 121 Fighter Squadron

Mais de 150 militares norte-americanos estão no Brasil para o exercício promovido pela FAB


A USAF e a ANG (Air National Guard) estão na CRUZEX, o exercício militar promovido pela Força Aérea Brasileira a partir desta semana. Mais de 150 militares americanos, entre tripulantes, especialistas em manutenção e logística, estão participando da CRUZEX. Os Estados Unidos trouxeram para o exercício os F-16C Fight Falcon e KC-135 Stratotanker. Entre as unidades da ANG presentes está o 121 Fighter Squadron, da 113th Fighter Wing, baseado no Joint Base Andrews.

A principal missão do 121ST está na defesa do espaço aéreo da capital americana. Ainda assim, a unidade não raramente participa de missões no exterior, incluindo combate real, como os ocorridos no Iraque e no Afeganistão anos atrás. Os caças do 121 Fighter Squadron fazem parte do Block 30, produzidos entre 1986 e 1988, tendo passado por um completo programa de modernização nos últimos dois anos. A Joint Base Andrews é famosa por abrigar uma infinidade de unidades aéreas, incluindo a USAF, ANG e mesmo a US Navy, a marinha dos EUA. O mais famoso morador da base de Andrews é o Presidential Airlift Group, pertencente ao 89th Airlift Win, responsável pelo transporte do presidente americano.

Além dos EUA, Venezuela e Chile também estão presentes na Cruzex com os F-16, sendo que alguns exemplares hoje em voo na Força Aérea Chilena chegaram a ser oferecidos ao Brasil no início da década passada, quando o F-X havia sido cancelado. Os modelos MLU estavam dando baixa na Holanda e foram oferecidos a FAB pela Lockheed Martin em parceria com a Varig.

Redação
Publicado em 04/11/2013, às 20h06 - Atualizado em 11/11/2014, às 11h34


Mais Notícias