AERO Magazine
Busca

Media Day

Conheça o Exercício Conjunto Tápio 2023

Mato Grosso do Sul recebe o Exercício Conjunto Tápio 2023 que treina ações militares contra guerra irregular


Exercício reúne diferentes aeronaves da força aérea brasileira e dos EUA - FAB/ Sgt: Müller Marin
Exercício reúne diferentes aeronaves da força aérea brasileira e dos EUA - FAB/ Sgt: Müller Marin

A Força Aérea Brasileira está realizando o Exercício Conjunto Tápio 2023 (Excon Tápio 23), na base aérea de Campo Grande, no Matro Grosso do Sul, com foco em guerra irregular, especialmente comum contra grupos paramilitares e terroristas.

No dia 21 de agosto, a Força Aérea Brasileira promoveu o Media Day e reuniu mais de trinta profissionais de imprensa para conhecer mais detalhes do treinamento, incluindo as aeronaves utilizadas.

Os profissionais de imprensa foram recebidos às 14h, pelo comandante da base aérea de Campo Grande, o brigadeiro do ar, Eric Breviglieri. O oficial detalhou os objetivos da missão, a integração com as forças participantes, a área de atuação, os meios aéreos e as doutrinas envolvidas no treinamento.

O Excon Tápio 23 é o maior exercício do tipo em toda a América Latina e as atividades buscam treinar os militares envolvidos para situações comuns a conflitos irregulares. O cenário se tornou especialmente importante nas últimas duas décadas. 

O exercício permite desenvolvimento de táticas conjuntas entre as forças armadas, agentes de inteligência, entre outros, em um ambiente dinâmico, com grande quantidade de elementos no solo e simulação de movimentação de efetivo de forças oponentes.

“O EXCON Tápio promove o entendimento mútuo, a confiança e a interoperabilidade entre os participantes, convergindo esforços para o incremento da capacidade das Forças Armadas Brasileiras”, explicou Breviglieri.

Entre as missões da operação conjunta estão reconhecimento aéreo, infiltração aérea, busca e salvamento em combate (C-SAR), apoio aéreo aproximado, lançamento de paraquedistas e carga, evacuação aeromédica. Ainda estão sendo criados ambientes para operações noturnas com óculos de visão noturna (NVG, na sigla em inglês).

C-105 KC-390
Base de Campo Grande é uma das principais do país, abrigando helicópteros, aviões de transporte e caças - Aero Magazine/André Magalhães

"Esperamos um grande aprimoramento da interoperalidade das Forças Armadas brasileiras e que, no final do Excon, saíamos fortalecidos e possamos ter as capacidades aumentadas", declarou o oficial-general.

A operação conta com trinta aeronaves de diversos esquadrões da FAB, entre elas os cargueiros SC-105 e C-105; os helicópteros H-36 e H-60L; os aviões de ataque leve A-29 Super Tucano e A-1, e as aeronaves de vigilância e inteligência RQ-900 e E-99.

Meios Aéreos do Excon Tápio

Após o breafing do brigadeiro Breviglieri, a imprensa foi conduzida para a área externa da base, tendo acesso a algumas aeronaves participantes da operação.

Na linha de voo destacavam os helicópteros H-36 e H-60, responsáveis pelas missões C-SAR, infiltração aérea e evacuação aeromédica. Ambas aeronaves estavam equipadas com eletrônica avançada e contam com capacidade de uso de visão noturna.

Já os caças leves A-29 Super Tucano e A-1 conduzem voos de apoio aéreo aproximado, reconhecimento aéreo e visual, além de missões de ataque ao solo. Os aviões contam com tecnologia que permite a realização de ataques de precisão. O A-1 conta com pod de eletrônica avançada que contém câmeras e demais sensores.

A-1AMX
Os dois esquadrões de A1 AMX participam da operação Tápio 2023 - AERO Magazine/André Magalhães

Os C-105 e SC-105 cumprem ações de lançamento de cargas e paraquedistas, assim como realizam voos de busca e salvamento. Ambos os aviões também dispõe de equipamentos que permitem operar com eficiência mesmo em condições adversas e durante a noite, contando com câmeras infravermelha e sistema eletrônico para lançamento de cargas.

O drone RQ-900 é um dos destaques da Tápio, podendo permanecer em voo por um longo período de tempo tendo modernos sistemas e equipamentos para vigilância e reconhecimento.

RQ-900
O RQ-900 é operado pelo esquadrão Hórus, sediado em Santa Maria, no Rio Grande do Sul – Aero Magazine/André Magalhães

Os Estados Unidos participam da Tápio 2023 através da Guarda Aérea Nacional de New York, que enviou seu HC-130J Combat King e os helicópteros H-60 Pave Hawk, sendo que estes últimos foram transportados pelos C-17 Globemaster III da USAF.

HH-60G Pave Hawk
Helicópteros HH-60G Pave Hawk podem realizarum ampla gama de missões de apoio as equipes terrestres – Aero Magazine/ André Magalhães

Por André Magalhães
Publicado em 23/08/2023, às 13h28


Mais Notícias