AERO Magazine
Busca

Cessna apresenta novo avião

Denali é primeiro monoturbo-hélice de alto desempenho do fabricante


Após ser anunciado durante a última NBAA, em Las Vegas, a Textron lançou oficialmente no EAA Air Venture, que corre em Oshkosh, nos Estados Unidos, seu mais novo monoturbo-hélice, o Denali.


Imagens do mock-up apresentado em Oshkosh

Ao contrário da expectativa que o modelo seria parte do portfólio da Beechcrat, a Textron optou por inclui-lo dentro da marca Cessna, que pela primeira vez terá um monoturbo-hélice de elevado desempenho em sua gama de produtos.

O Cessna Denali será impulsionado por um novo motor GE de 1.240 shp, com FADEC e com hélice McCauley de cinco pás, com 105 polegadas de diâmetro. As especificações são para um avião com capacidade para voar com 1.100 lb de payload, com 285 nós, com alcance máximo de 1.600 nm, permitindo voar entre Los Angeles e Chicago sem escaladas, ou ainda de São Paulo para os principais aeroportos da região sul, sudeste e Centro-Oeste. O teto de serviço é de 31 mil pés, com altitude de cabine em 6.130 pés.

Outro destaque foi a adoção da suíte Garmin 3000, com funções touchscreen, mantendo a linha Cessna alinhada com os produtos Garmin, enquanto a Beechcraft passa adotar a família Pro Line Fusion na série King Air. O Denail possui ainda radar meteorológico, TAWS (Terrain Awareness Warning Systems), ADS-B (automatic dependent surveillance-broadcast) e capacidade para operar dentro das novas normas do espaço aéreo previstas para após 2020.

O projeto conta com uma ampla porta de cargas na parte posterior da fuselagem, com 53x59 polegadas, permitindo o embarque e desembarque de cargas volumosas.

O novo Cessna Denali deverá ter como competidores diretos os Pilatus PC-12NG e TBM 900/950.

Redação
Publicado em 27/07/2016, às 13h00 - Atualizado às 15h10


Mais Notícias