Canadá analisará capacidades operacionais, custo benefício e preço do avião de patrulha e vigilância da Boeing
O governo do Canadá enviou uma carta de solicitação (LOR, na sigla em inglês) ao programa de vendas militares estrangeiras dos Estados Unidos, visando à aquisição do P-8 Poseidon. Os canadenses buscam uma nova aeronave de patrulha para substituir seus veteranos CP-140 Aurora, em uso pela Royal Canadian Air Force desde 1980.
O LOR afirma os planos para compra de até dezesseis aviões P-8A Poseidon, a mais recente aeornave de patrulha marítima e vigilância disponível no Ocidente.
Vale ressaltar que nenhum contrato foi assinado, ou seja, o projeto segue na fase inicial da avaliação e negociações. Uma eventual compra acontecerá após avaliações dos militares canadenses quanto as capacidade oferecidas pelo Poseidon, disponibilidade, preço e benefícios para a indústria canadense.
"Esperamos trabalhar com os governos dos EUA e do Canadá para finalizar esta venda no processo de Vendas Militares Estrangeiras. Juntamente com nossos parceiros da indústria canadense –CAE, GE Aviation Canada, IMP Aerospace & Defense, KF Aerospace, Honeywell Aerospace Canada, Raytheon Canada e StandardAero – estamos comprometidos em fornecer 100% de benefícios industriais e técnicos que aumentarão significativamente o setor aeroespacial e de defesa do Canadá", publicou a Boeing.
Embora o acordo esteja em aberto, é provável que o Canadá opte pelo P-8, visto ser o único avião de patrulha de grande alcance e capacidade disponível no mercado internacional.
Por André Magalhães
Publicado em 29/03/2023, às 08h55
+lidas