Novo processador entra na fase de testes e no futuro poderá equipar nova versão do F-35
No último dia 6 um caça F-35A Lightning II da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) realizou na base aérea de Edwards um voo experimental com novos computadores e softwares. O projeto, parte do programa Technology Refresh 3 (TR-3) avalia melhorias nos computadores críticos de missão.
O voo durou aproximadamente 50 minutos e o F-35 atingiu uma altitude de 35.000 pés, mantendo velocidades próximas à velocidade do som sobre o deserto de Mojave, dentro da área de testes.
"TR-3 é a atualização eletrônica de processamento do computador crítico do F-35 que continuará a fornecer a todos os nossos pilotos a capacidade de que precisam para ter sucesso contra qualquer adversário", disse Mike Schmidt, oficial executivo do programa F-35 Joint Program Office.
A atualização irá suportar os recursos para a versão Block 4, que inclui novos conjuntos de sensores, armas de precisão de longo alcance, recursos aprimorados de guerra eletrônica, fusão de dados mais poderosa e maior interoperabilidade entre plataformas.
"O governo e a equipe da indústria continuam a encontrar maneiras inovadoras de garantir a entrega de capacidades críticas para derrotar ameaças futuras. As lições aprendidas na execução do programa TR-3 serão aplicadas em todo o programa de modernização do Bloco 4", publicou a Usaf.
Por André Magalhães
Publicado em 13/01/2023, às 09h00
+lidas