A pintura dos Boeing 787-9 da Japan Airlines receberá micro ranhuras conhecidas como 'riblets'
A Japan Airlines anunciou nesta sexta-feira (24) que começará a aplicar um revestimento com microestruturas, conhecidas como "riblets", em seus Boeing 787-9 destinados a voos internacionais de longa distância.
Desde 2022, a companhia realiza testes em parceria com a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), a fabricante de tintas industriais O-Well e a Nikon. Este é o primeiro teste no mundo a aplicar "riblets" diretamente sobre a pintura externa de aeronaves.
Eles são estruturas de micro-ranhuras inspiradas na pele de tubarão, desenvolvidas para reduzir a resistência aerodinâmica. Segundo a JAL, os testes mostraram que a aplicação desse revestimento reduz o arrasto em 0,24% durante o cruzeiro. Essa melhoria deve levar a uma redução anual de aproximadamente 119 toneladas de consumo de combustível e 381 toneladas de emissões de CO².
A JAL disse que o teste do revestimento é parte de seus esforços para contribuir com a descarbonização do setor de aviação. O próximo passo será validar a durabilidade, os aspectos estéticos e os impactos na eficiência de combustível em aplicações em larga escala para voos internacionais. Além disso, a empresa planeja ampliar o uso dessa tecnologia em outras aeronaves.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 24/01/2025, às 09h55
+lidas