A GE Aerospace obteve certificação do motor Catalyst, que será utilizado no Beechcraft Denali
A GE Aerospace anunciou na última quinta-feira (27), a certificação do motor turboélice Catalyst pela agência federal de aviação civil dos Estados Unidos, a FAA. Ele será utilizado no novo Beechcraft Denali.
Durante o processo, os motores de teste acumularam mais de 8.000 horas de operação, atendendo às metas de desempenho estabelecidas, segundo o fabricante. Ele possui uma relação de pressão total de 16:1, o que proporciona até 18% de economia de combustível e até 10% mais potência de cruzeiro em comparação com motores concorrentes da mesma categoria.
O motor incorpora dois estágios de palhetas de estator variáveis, pás de turbina de alta pressão resfriadas e componentes produzidos por manufatura aditiva. "Agora, estamos totalmente comprometidos em apoiar o aumento da produção do motor para sua entrada em serviço, atendendo às necessidades de nossos clientes", disse Riccardo Procacci, presidente e CEO da Propulsion and Additive Technologies na GE Aerospace.
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No início de 2024, o Beechcraft Denali obteve a Autorização de Inspeção de Tipo por reguladores norte-americanos. No fim de abril, a aeronave completou o primeiro teste em terra e em voo de seus aviônicos Garmin G3000 com telas de alta resolução e controladores touchscreen.
Um autothrottle integrado faz interface com o Sistema de Controle Automático de Voo (AFCS) e o Sistema de Gerenciamento de Voo (FMS) para fornecer fácil controle de velocidade em todos os regimes de voo, desde a decolagem até o pouso.
Segundo última atualização, a frota de três aeronaves para testes já completou quase 2.000 horas de testes com mais de 830 voos e a certificação do modelo nos Estados Unidos está prevista para este ano.
Por Marcel Cardoso
Publicado em 28/02/2025, às 09h30
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