Inaugurado em 2020, centro de manutenção em Campinas consolida segurança e eficiência da Azul
Operando uma frota flexível e com diversas bases no país, a eficiência e segurança operacional da Azul Linhas Aéreas foi consolidada com a construção do centro de manutenção no aeroporto de Viracopos, em Campinas.
Com uma área de 35 mil metros quadrados, o hangar localizado próximo a cabeceira 33 da pista principal de Viracopos é fundamental tanto para garantir a segurança e a oferta de novos produtos da companhia, que oferecer o maior número de destinos no mercado de aviação comercial brasileiro.
O complexo que conta com um pátio de manobras, áreas para abastecimento e lavagem de aeronaves, além de 13 oficinas, tem capacidade atual para atender duas aeronaves de fuselagem larga (widebody) e oito jatos de corredor único (narrowbody) simultaneamente.
Inaugurado em 2020, o centro de manutenção foi responsável pela manutenção pesada e completa de 71 aeronaves, além de 1306 paradas especiais e averiguações e reparos menores. Nos últimos três anos, ao todo, foram liberadas da oficina de rodas e freios mais de 13.500 rodas e 780 freios.
Ainda no ano inaugural, o hangar foi utilizado para a preservação da frota durante a crise sanitária. Com a consequente retomada das operações, o complexo se tornou referência em produtividade nos serviços de manutenção, sustentando os consecutivos aumentos de oferta e operações da Azul.
"Estamos comemorando três anos do hangar e nesse período a gente conseguiu desenvolver, além de três linhas de manutenção, certific
Além da manutenção, é no complexo que são instalados o interior e sistemas de entretenimento da frota da companhia, incluido o pioneiro serviço de Wi-Fi a bordo da aeronaves.
Com a eficiência dos serviços de manutenção foi possível que a Azul atingisse o melhor índice de pontualidade da indústria no ano de 2022, quando a empresa operou 88,93% dos seus mais de 279 mil voos no horário programado.
A pontualidade foi reconhecida pela Cirium, principal referência de dados do setor aéreo, que concedeu a transportadora brasileira o título de companhia aérea mais pontual do mundo no ano passado.
A Azul encerrou o ano passado, excluindo os turboélices utilizados pela Azul Conecta, com uma frota de 158 aeronaves. A projeção é encerrar o ano de 2023 operando 163 aviões, 83% da frota será composta por modelos e versões de última geração.
Os planos de novos voos e crescimento da empresa passam pelo seu moderno complexo de manutenção.
Por Wesley Lichmann
Publicado em 24/03/2023, às 16h34
+lidas