AERO Magazine
Busca

Aviação militar


Embraer

VENDAS DE SUPER TUCANO À USAF VÃO PARAR NA JUSTIÇA
A Embraer nem teve tempo de comemorar a venda de 20 A-29 Super Tucano à Força Aérea dos Estados Unidos (USAF). A Hawker Beechcraft, concorrente direta da Embraer na licitação, contestou o resultado na justiça. Por conta disso, a USAF suspendeu temporariamente a compra dos aviões até que a justiça dos Estados Unidos determine os rumos da licitação. “A concorrência e a avaliação de seleção foram justas, abertas e transparentes. A USAF está confiante nos méritos de sua decisão de concessão do contrato e espera que o litígio seja rapidamente resolvido”, disse John Dorrian, porta-voz da Força Aérea norte-americana. A Embraer não se pronunciou sobre o assunto. Os Super Tucano seriam utilizados no treinamento avançado em voo e no reconhecimento e operações de apoio aéreo, que fazem parte do programa Light Air Support, do inglês Apoio Aéreo Leve. A negociação, avaliada em US$ 355 milhões, prevê treinamento de pilotos e mecânicos. Havia também a previsão da venda de outros 35 Super Tucano, o que elevaria as negociações para US$ 950 milhões. Esse contrato, dizem analistas, também abre caminho para a compra dos caças F/A-18 Super Hornet da Boeing pela FAB.

Divulgação

AIRBUS MILITARY CN235 NO MÉXICO
A Airbus Military entregou para a Marinha do México o primeiro dos quatro aviões CN235 MPA (Maritime Patrol Aircraft). A encomenda é fruto do contrato firmado com a EADS North America. Os CN-235MPA incorporam tecnologias de ponta desenvolvidas para missões de patrulhamento sobre o mar. A combinação de um sistema eletro-óptico de visualização dotado de capacidade de captação de imagens termais (FLIR), com um eficiente radar de busca, permite que a aeronave localize e rastreie precisamente embarcações que estejam no raio dos sensores. Os outros três CN-235MPA serão entregues ao longo do primeiro semestre de 2012.

Embraer

DO BRASIL PARA A ÍNDIA
A Embraer realizou o voo inaugural da primeira aeronave EMB 145 AEW&C (Airborne Early Warning & Control ou Alerta Aéreo Antecipado e Controle) encomendada pelo governo indiano. Inspirada no jato regional ERJ 145, a aeronave possui sistema de reabastecimento em voo e equipamentos para comunicação via satélite. Em comparação com o jato, o AEW&C tem maior capacidade de geração elétrica e de refrigeração, além de diferenças aerodinâmicas e estruturais. As melhorias permitirão a instalação de sistemas eletrônicos avançados, na Índia. Os EMB 145 AEW&C da Índia serão equipados com um conjunto completo de sistemas de missão, composto por um potente radar de vigilância aérea, sistema de comando e controle, além de um conjunto completo de sistemas de suporte. O EMB 145 AEW&C é o primeiro de um lote de três que será produzido para a Índia. A primeira deverá ser entregue no primeiro semestre de 2012.

Agência Força Aéria

FAB RECEBE PRIMEIRO BANDEIRANTE MODERNIZADO
A Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu em dezembro último o primeiro turbo-hélice C-95 Bandeirante modernizado como parte do programa de reaparelhamento e revitalização de sua frota. O evento teve lugar no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAMA-AF), Rio de Janeiro, local onde estão sendo coordenados os trabalhos de revisão geral das células e integração da nova aviônica. Atualmente, outras cinco aeronaves passam pelo mesmo processo no PAMA-AF. Até 2015, 50 aeronaves dos modelos C-95 A/B/C e P-95B Bandeirante Patrulha passarão pela modernização. O destino desse primeiro exemplar modernizado será o Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo (3º ETA), sediado no Rio de Janeiro, cujos pilotos já passaram por um curso de adaptação à nova configuração juntamente com seus colegas do 5º ETA (Canoas-RS).

Redação
Publicado em 23/01/2012, às 08h17 - Atualizado em 27/07/2013, às 18h45


Mais Notícias