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Segundo a Sindag

Aviação agrícola brasileira recebeu 149 novos aviões em 2023

O domínio dos turboélices foi ampliado na aviação agrícola brasileira


Air Tractor AT-502B em ação em uma lavoura de milho - C5 NewsPress/Castor Becker Júnior
Air Tractor AT-502B em ação em uma lavoura de milho - C5 NewsPress/Castor Becker Júnior

A aviação agrícola brasileira teve o incremento de 149 novos aviões de três fabricantes em 2023.

Foram 75 unidades da norte-americana Air Tractor, dos modelos AT-402B, AT-502A (XP), AT-502B, AT-602B e AT-802A, 65 do modelo Ipanema 203, da Embraer, e nove turboélices da Thursh Aircraft.

Segundo o Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag), os números preliminares do total da frota aeroagrícola do país, estimada em mais de 2.600 unidades, reafirmaram o maior crescimento da frota de turboélices, por serem aeronaves de maior capacidade e rendimento, ideais para áreas maiores.

A entidade também informou que segundo estimativas próprias,  entre 25% e 30% das aplicações em lavouras brasileiras são feitas por aeronaves, atualmente, o que soma cerca de 100 milhões de hectares em todas as fases de manejo das plantações, em 24 estados.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 19/01/2024, às 19h00


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