Ministro da defesa, parlamentares, civis e militares visitam a base aérea de Anápolis e antes foram interceptados por um F-39E Gripen
O ministro da Defesa, José Múcio Monterio, acompanhado de parlamentares e outras autoridades civis e militares visitou, no último dia 13, as instalações da base aérea de Anápolis, Goiás.
A comitiva teve como objetivo conhecer de perto as novas aeronaves da FAB e a ampla modernização em curso. As autoridades puderam ver os recém-chegados caças F-39E Gripen, do Esquadrão Jaguar; e os também novatos KC-390, operados pelo Esquadrão Zeus; além dos aviões de reconhecimento e alerta aéreo E-99 e R-99, do Esquadrão Gavião.
Antes da chegada, um caça F-39E Gripen interceptou o C-99 que os transportava a comitiva até a base aérea. Em solo, os presentes foram recebidos pelo comadante da FAB, Marcelo Kanitz Damasceno, e pelo comandante da base, Renato Leal Leite.
“Temos orgulho de ser brasileiros vendo o trabalho das Forças Armadas. O trabalho da Força Aérea é espetacular. A forma como tudo aqui é conduzido é incrível. Agradeço a presença dos parlamentares e a recepção do nosso comandante, tenente-brigadeiro Damasceno, e do comandante da base, coronel Leite” disse José Múcio.
As autoridades ainda visitaram as instalações e hangares da base, bem como o moderno simulador do F-39 Gripen, usado em grande parte das instruções dos pilotos, incluindo táticas de combate.
Além dos Gripen, a base aérea da Anápolis opera com os F-5M, que parmanecem de pronto alerta. Ainda estão presentes os aviões históricos e já desativados, como o F-103 (Mirage III), ostentando a pintura original da década de 1970, e um F-2000C (Mirage 2000) com pintura especial em alusão ao piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna.
Por André Magalhães
Publicado em 15/06/2023, às 11h45
+lidas