Programa de Qualidade na Instrução foi revisto pela ANAC e ampliará modelo de avaliar a qualidade das escolas de aviação
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) deu início à implementação de um novo programa visando melhorar os cursos teóricos de prático para piloto privado e mecânico de manutenção aeronáutica. O objetivo é no futuro contemplar todos os cursos de formação para o pessoal de aviação civil.
O chamado de Programa de Qualidade na Instrução (PQI), norteia os critérios mínimos estipulados em regulamentos e ranqueia tais treinamentos, facilitando a identificação de pontos a serem melhorados por escolas e centros de ensino.
O ranqueamento ocorre através da classificação por estrelas para cada critério atendido, permitindo um panorama geral ao público se tais cursos estão cumprindo com o mínimo de qualidade estipulado pela ANAC.
O programa já existia anteriormente, mas os cursos só poderiam ser associados de uma a três estrelas, dependendo do atendimento a um conjunto de requisitos para cada estrela adicional. Agora, os critérios e suas respectivas estrelas são independentes, ou seja, é possível que dois cursos tenham a classificação de duas estrelas, mas cumprindo requisitos adicionais diferentes. Segundo a ANAC, isso simplifica a participação dos Centros de Instrução de Aviação Civil (CIAC) no programa.
As atribuições serão por programa de instrução, ou seja, independentes. Assim, um mesmo CIAC pode, por exemplo, ter no futuro um curso teórico de piloto comercial com cinco estrelas enquanto seu curso prático tenha apenas duas estrelas.
As pessoas interessadas podem consultar as informações sobre os cursos por meio de busca na ferramenta disponível no portal da ANAC. É possível fazer o filtro pela quantidade de estrelas no PQI. Da mesma forma, os centros de formação poderão também podem usar sua classificação em materiais de divulgação e marketing.
A ANAC irá disponibilizar aos CIAC a possibilidade de classificar seus cursos de forma gradativa e individual. Nesse primeiro momento, o novo programa inicia com os cursos teóricos de prático para piloto privado (PP) e mecânico de manutenção aeronáutica (MMA). Programas de instrução já classificados conforme as regras anteriores terão suas estrelas mantidas até 1º de julho de 2024.
Por Micael Rocha
Publicado em 13/02/2024, às 15h30
+lidas