AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

American Airlines lucra US$ 599 milhões e bate recorde de receita

Resultado financeiro da American Airlines foi recorde para o segundo trimestre, com receita de US$ 14,4 bilhões


Lucro da American Airlines reflete forte demanda internacional, modernização da frota e resiliência operacional - Guilherme Amâncio
Lucro da American Airlines reflete forte demanda internacional, modernização da frota e resiliência operacional - Guilherme Amâncio

A American Airlines reportou nesta quinta-feira (24), um resultado financeiro recorde para o segundo trimestre de 2025, com receita de US$ 14,4 bilhões — a maior de sua história para o período. O lucro líquido foi de US$ 599 milhões, equivalente a R$ 3,3 bilhões.

A empresa alcançou uma margem operacional de aproximadamente 8% e encerrou o trimestre com US$ 12 bilhões (R$ 66,2 bilhões) em liquidez total disponível. Segundo Robert Isom, CEO da American Airlines, os resultados refletem os esforços recentes de modernização da frota, controle de custos e fortalecimento do balanço patrimonial.

O desempenho foi impulsionado por uma recuperação mais rápida que o esperado no segmento de lazer, além da forte demanda por assentos em cabines premium, especialmente em rotas internacionais de longa distância. Todas as divisões internacionais apresentaram crescimento positivo na receita por unidade, com destaque para o mercado do Atlântico, que teve alta de 5%.

Apesar de um aumento de 36% nos eventos operacionais disruptivos em relação ao mesmo período do ano anterior — atribuídos principalmente às tempestades nos hubs de Dallas, Chicago, Washington, e no Nordeste dos EUA —, a companhia manteve um desempenho resiliente, apoiado por investimentos em tecnologia e gestão operacional.

A American ainda gerou US$ 3,4 bilhões (R$ 18,8 bilhões) em fluxo de caixa operacional e US$ 2,5 bilhões (R$ 13,8 bilhões) em fluxo de caixa livre no primeiro semestre de 2025. 

A companhia informou que segue confiante na consolidação de sua estratégia de longo prazo, que inclui ampliação de rede, aprimoramento da experiência do cliente e fortalecimento do programa de fidelidade.

Por Marcel Cardoso
Publicado em 24/07/2025, às 08h52


Mais Notícias