AERO Magazine
Busca

Necessidade de reparo exige mudanças profundas

Aeroporto de Dubai vai fechar uma das pistas em 2019

Serviço de manutenção foi comunicado com um ano de antecedência


O aeroporto de Dubai terá uma das pistas fechadas em 2019 para poder realizar uma série de serviços de reparo e modernização. Os serviços na pista Sul devem durar 45 dias, mantendo as operações apenas em uma pista entre abril e maio do próximo ano.

Dubai (DXB) utiliza duas pistas paralelas

“Os upgrades que pretendemos fazer são absolutamente necessários em nome do aumento de segurança, impulso em capacidade e para o crescimento futuro” declarou Paul Griffiths, CEO da Dubai Airports.

Com o fechamento da pista, praticamente metade dos serão afetados, obrigando um complexo gerenciamento das operações aéreas. A administração divulgou com antecedência o procedimento com objetivo de permitir as empresas aéreas se planejarem para o período de obras. A Dubai Airports estimou que, em termos de movimento de aeronaves, a redução em capacidade é estimada em, aproximadamente, 43% durante o período de 45 dias.

Uma das propostas para reduzir o impacto no período é a mudança no tipo de aeronave empregada pelas empresas aéreas em algumas rotas. A British Airways possui três voos diários entre Heathrow e Dubai com Boeing 777. A proposta é que a empresa possa substituir um ou dois voos do 777 por aeronaves maiores, como o Airbus A380.

Atualmente Dubai recebe mais de 88 milhões de passageiros ao ano, mas está se aproximando do fim de sua vida projetada. O aeroporto (código DXB) vai fechar entre 16 de abril e 30 de maio de 2019, para restaurar a superfície da pista, substituir a iluminação, sistema de sinalização e balizamento para incrementar os níveis de segurança, serviço e capacidade das instalações.

A pista norte foi submetida ao processo de modernização em 2014, mas o número de passageiros anuais, na época, era de 65 milhões.

Por Ernesto Klotzel
Publicado em 09/03/2018, às 15h00 - Atualizado às 16h07


Mais Notícias