AERO Magazine
Busca

Aviação Comercial

A350 XWB embarca na fase final de certificação

Turnê mundial para teste de rotas passará por São Paulo


O Airbus A350-900 decolou para a fase final de certificação, ao iniciar os Testes de Rotas, que são desenvolvidos para demonstrar que a aeronave está apta para entrar em serviço regular.

Os voos incluem desempenho em aeroporto de grande altitude, ensaios de pouso automático, turnaround e serviços de manuseio em aeroportos, passando por 14 grandes aeroportos. O voo está sendo conduzido abordo do quinto protótipo (MSN5), que conta com uma cabine totalmente funcional (42 assentos na classe executiva e 223 na econômica).

Os voos com o A350 serão operados por tripulações de voo da Airbus, com participação de pilotos da Airworthiness Authority da EASA (Agência Europeia de Segurança na Aviação).

A turnê de testes, com duração de três semanas e com quatro viagens, começou em Toulouse, na França. A primeira rota inclui destinos como Canadá, via Polo Norte, e Frankfurt. A segunda será para a Ásia - o mercado de aviação de crescimento mais rápido do mundo, e inclui visitas a Hong Kong e Cingapura. A terceira levará a aeronave para Johanesburgo e Sydney. Da cidade australiana, a aeronave voará para Auckland, seguida por Santiago e São Paulo (onde estará no dia 7 de agosto) antes de retornar a Toulouse. Na quarta e última viagem, o A350 partirá de Toulouse para Doha, seguirá para Perth e voltará para Doha. De lá, voará para Moscou e Helsinki, de onde retornará para Toulouse.

Atualmente os cinco aviões envolvidos na campanha de certificação já realizaram mais de 540 voos e 2.250 horas de voo. A entrega do primeiro avião, para a Qatar Airways, acontecerá até o final do ano.

Redação
Publicado em 24/07/2014, às 12h39 - Atualizado em 30/07/2014, às 10h24