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A330neo supera 1.000 encomendas


Airbus tem motivos de sobra para comemorar ao atingir mais de 1.000 pedidos para o recém lançado A330neo.

Em meados de 2004, quando a Boeing lançou o 787 Dreamliner, a Airbus ofereceu ao mercado uma versão modernizada do A330. Na ocasião, Steven Udvar-Hazy, a época CEO da ILFC, foi o primeiro a criticar a propostas dizendo que o avião não seria competitivo diante do Dreamliner. Empresas aéreas de diversos países afirmaram que não tinham qualquer interesse programa de modernização do A330.

A Airbus respondeu o mercado oferecendo o A350 XWB, um projeto totalmente novo e que visava combater não apenas o 787, mas como também o 777. A aposta arriscada colocava a Airbus com um modelo intermediário (tanto em alcance quanto capacidade) entre os dois modelos da Boeing. Além disso, seria o segundo projeto totalmente novo em menos de uma década.

Ironicamente, em meados de 2012, mesmo com o sucesso de vendas do A350 XWB, o mercado passou a sugerir uma versão modernizada do A330. Após diversas reuniões e analises de mercados, a Airbus lançou oficialmente na semana passada, em Farnborough, o A330neo.

O modelo conta com uma série de melhorias em relação a geração anterior e se tornou uma ameaça inclusive ao A350-800, que concorre em capacidade e alcance.

A Airbus minimiza o assunto afirmando que os dois modelos atuam em segmentos complementares e não diretamente.  Por fim, o A330neo ajuda a equilibrar a concorrência entre aeronaves intercontinentais bimotoras, que vinha se tornando um mercado com grande domínio da Boeing.

Redação
Publicado em 25/07/2014, às 00h03 - Atualizado em 30/07/2014, às 03h02


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