Youtuber obstruiu investigação de acidente e pode ficar até 20 anos preso

Para ganhar dinheiro com visualizações, um youtuber confessou ter obstruído a investigação de um acidente provocado por si mesmo

Por Marcel Cardoso Publicado em 12/05/2023, às 06h40

O caso aconteceu em novembro de 2021, no estado da Califórnia, nos EUA - Reprodução/YouTube

Daniel Jacob, piloto e youtuber, se declarou culpado de destruir e ocultar uma aeronave que ele pilotava com o intuito de obstruir uma investigação sobre um acidente aéreo provocado por ele próprio.

Em novembro de 2021, Jacob decolou de um aeroporto regional (LPC) da Califórnia, nos Estados Unidos, utilizando um Taylorcraft BL-65 (N29508), em um voo solo que iria supostamente para a localidade de Mammoth Lakes (MMH), no mesmo estado, mas o que o piloto realmente planejava era ejetar-se no meio do voo, cair de paraquedas e filmar a descida e a queda da aeronave.

Em seguida, o youtuber recuperou os dados do vídeo e informou as autoridades sobre o acidente, motivando a abertura de uma investigação por parte da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA). Jacob mentiu sobre a localização exata do avião e, com a ajuda de um amigo, transferiu os destroços para LPC, descartando-os em seguida.

Em um acordo de delação, ele admitiu que fez o descarte para tentar impedir uma investigação sobre o acidente, que apresentou um relatório falso e que pretendia, na verdade, era ganhar dinheiro com o vídeo, que já teve mais de três milhões de visualizações. 

Jacob agora pode ser condenado a até 20 anos de prisão.

EUA Acidente Califórnia youtuber Investigação Daniel Jacob

Leia também

Amaro Aviation quer aumentar a utilização de aeronaves executivas
Aviação executiva brasileira registrou crescimento nos últimos três anos