Drone de entrega que atinge até 90 km/h é apresentado em São Paulo

Synerjet apresenta no Brasil o drone elétrico Wingcopter 198, em processo de certificação na ANAC

Por Marcel Cardoso Publicado em 01/10/2025, às 09h13

Modelo eVTOL alemão de asa fixa foi apresentado em São Roque, com foco em logística médica e aplicações em regiões remotas - Synerjet

A Synerjet e a Wingcopter promoveram em São Roque/SP, entre 15 e 19 de setembro, apresentações do drone de entrega Wingcopter 198. O equipamento elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) com asa fixa é fabricado na Alemanha e tem alcance de até 94 km.

O Wingcopter 198 possui peso máximo de decolagem de 25 quilos, distribuídos entre equipamento, bateria e carga útil de aproximadamente 5 kg. O modelo atinge velocidade de cruzeiro de 90 km/h e pode transportar cargas perecíveis ou de alto valor agregado.

A autonomia da bateria é de sessenta minutos, com tempo de recarga equivalente, permitindo operações contínuas. O treinamento de pilotos requer duas semanas.

Certificação em andamento

No Brasil, o modelo está em processo avançado de certificação junto à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). O equipamento já possui homologação da Anatel, responsável por autorizar os sistemas de comunicação entre drone e solo. A Wingcopter conduz paralelamente processos regulatórios nos Estados Unidos, Europa e Japão.

Aplicações logísticas

Destinado principalmente à logística médica, o Wingcopter 198 já foi utilizado em operações no Japão, na África e nos Estados Unidos, transportando medicamentos, vacinas, sangue e material genético. O fabricante recebeu 100 milhões de euros (R$ 623 milhões) em investimentos e está avançando para a produção em série do modelo.

Presença no mercado brasileiro

A Synerjet, que atua como cliente e investidora da Wingcopter, encomendou dez unidades do drone. “Duas já estão no Brasil e outras três chegam até o fim do ano”, disse Fabio Rebello, CEO da Synerjet. 

Segundo Armando Gessinger, Chief Revenue Officer da Wingcopter GmbH, o Brasil é considerado estratégico. “O país tem localidades remotas e infraestrutura precária de transporte. Em um segundo momento, imaginamos obter autorização para voar sobre áreas densamente povoadas”, disse.

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