Pesquisa nos EUA que envolveu mais de mil pessoas mostra que voar em simuladores domésticos economiza até 5,5 horas de voo em instrução real
Por Micael Rocha Publicado em 12/06/2024, às 10h00
O treinamento prático em simuladores domésticos, como o Microsoft Flight Simulator e o X-Plane, pode melhorar o rendimento dos estudantes do curso de piloto privado, podendo reduzir em até 5,5 horas de voo reais o treinamento prático.
O resultado faz parte de um estudo recente realizado pelos funcionários da Flight Simulation Association (FSA, na sigla em inglês) com mais de 1.000 pilotos certificados e controladores de tráfego aéreo.
Para o levantamento, a associação solicitou aos participantes que informassem como usavam o simulador doméstico, além de revelar quantas horas de treinamento médio foram necessárias para a obtenção de suas respectivas licenças de piloto privado.
De posse dos dados, a FSA comparou a quantidade de horas para obtenção da habilitação de quem usou um simulador próprio com a daqueles que não usaram. O resultado apontou uma economia de até 5,5 horas de treinamento em avião real para os que usaram.
Rick Parker, piloto de linha aérea e cofundador da NextLevel XR, comentou sobre o estudo realizado: “Sempre soubemos que a simulação de voo para entusiastas impacta o treinamento de pilotos, mas nunca tivemos uma maneira de quantificá-la. Esta pesquisa é um excelente primeiro passo para mostrar que há sérios benefícios em complementar o treinamento de aeronaves com tempo estruturado ou não estruturado em um simulador de voo doméstico”, disse.
O uso dos simuladores também beneficia os controladores de tráfego aéreo reais. Os organizadores do levantamento solicitaram a catorze controladores de tráfego que participam de redes de simulação de voo em ambiente controlado que descrevessem como organizar o fluxo de tráfego virtual impactaria em suas atividades nos consoles reais.
Os resultados mostraram que a ação de controlar pilotos virtuais aumenta a qualidade de suas decisões e os mantém proficientes em caso de situações anormais, muitas vezes não experimentadas no mundo real.
O analista de tráfego aéreo profissional e graduado pelo programa Collegiate Training Initiative da FAA, Jon Standley, comentou sobre os benefícios da simulação para os controladores e destacou que avanços em hardware e software de simulação doméstico permitiu sair de uma atividade de lazer, para uma ferramenta altamente capaz de preparar pilotos para uma carreira na aviação.
“A divulgação desta pesquisa inaugura uma nova era de colaboração entre a academia, as autoridades de aviação civil e os provedores de serviços de navegação aérea, aproveitando essa tecnologia e o potencial de futuros talentos que ela traz para a indústria da aviação”, disse Standley.