Low-cost colombiana Viva Air iniciou a operação de duas rotas para a Argentina
Martín Romero Publicado em 17/06/2022, às 09h20
Durante a madrugada de quinta-feira (16), dois voos da empresa Viva Air Colombia pousaram em Buenos Aires, inaugurando oficialmente as ligações entre Medellín (MDE) e Bogotá (BOG), com o aeroporto de Ezeiza (EZE), a poucos quilômetros da capital argentina.
A tão esperada conexão da Viva Air tornou-se realidade, mas com um pequeno contratempo. Nos últimos dias, a região de Buenos Aires foi afetada por uma densa neblina que dificultou as operações nos principais aeroportos da cidade. Por isso, hoje ambos os voos foram desviados para o Aeroparque (AEP) de onde partiram posteriormente para Ezeiza para completarem a viagem.
O voo de Bogotá (VH329), operado por um Airbus A320neo (HK-5378), saiu da capital colombiana às 19h06 para chegar ao aeroporto Jorge Newbery às 3h06, nos respectivos horários locais. A bordo, estava o CEO da empresa, Felix Antelo, que participou da cerimônia de inauguração no embarque e no desembarque.
Por outro lado, o voo de Medellín (VH299), também operado por um Airbus A320neo (HK-5366), pousou às 5h02 no Aeroparque. Ambas as aeronaves foram transferidas para o Aeroporto de Ezeiza no meio da manhã.
Após o retorno das aeronaves à Colômbia em voos regulares, realizou-se um ato no qual participaram Felix Antelo, a Chefe de Gabinete do Ministério de Turismo e Esportes da Nação, Geraldine Oniszczuk, que representou o Ministro Matías Lammens, e também a chefe do Conselho Nacional de Administração de Aviação (Anac), Paola Tamburelli.
Antelo, que é de nacionalidade argentina, declarou que “é um marco para mim, como argentino”, destacando a importância dessa inédita conexão entre os dois países por meio de uma companhia aérea de baixo custo.
Chao, nos vemos en Buenos Aires, pibes 🇦🇷👋🏼✈️
— Viva ¡Vuela Más! (@VivaAirCol) June 16, 2022
Compra ya tu vuelo en https://t.co/rx0KDuvCvQ 📲💛#VuelaMas #VivaArgentina #VenAVolarConViva pic.twitter.com/VC8CbVRD2w
Nesta primeira etapa, a Viva Air conectará a Colômbia com a Argentina oito vezes por semana, sendo quatro em cada rota. Os voos partirão de Bogotá e Medellín aos domingos, quartas, quintas e sábados e retornarão à Colômbia no dia seguinte. A empresa planeja aumentar para cinco frequências diárias por voo, entre setembro e outubro.
Por fim, um destaque para dois fatos alcançados pela Viva Air. O primeiro é que pela primeira vez uma unidade de baixo custo (low-cost) une Argentina e Colômbia, e o segundo é que é a primeira vez que Medellín se conecta diretamente com Buenos Aires. A empresa planeja transportar 1.300 passageiros durante o primeiro ano de operação da rota MDE-EZE-MDE.