Veículo espacial da Virgin Galatic levou três italianos em uma missão comercial e atingiu uma velocidade de 3.500 km/h
Redação Publicado em 29/06/2023, às 16h45
A Virgin Galatic realizou hoje (29), seu voo espacial comercial inaugural, partindo do Spaceport America, no Novo México, onde montou sua base operacional voltada exclusivamente para viagens espaciais.
O voo designado como Galatic 01 transportou três membros da Força Aérea Italiana e do um do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália, além de treze cargas experimentais.
We ❤️ Italia #Galactic01 🇮🇹 pic.twitter.com/HBK9pp4tpR
— Virgin Galactic (@virgingalactic) June 29, 2023
O veículo espacial VSS Unity foi transportado até uma altitude de 44.500 pés pela "nave-mãe" Virgin VMS Eve, um avião especial criado exclusivamente para levar a pequena nave até o ponto exato de lançamento. Com a altitude definida atingida, o VSS Unity foi liberado e acionou seu motor, atingindo a velocidade máxima de Mach 2,88, aproximadamente 3.500 km/h.
O veículo espacial atingou uma altitude supeior aos 100 quilômetros de altura, quando foi desligado o motor e uma breve estabilização nos limites da órbita baixa da Terra, em minutos depois foi iniciada a reetranda, seguinda do pouso no Spaceport America. O veículo da Virgin Galatic pousa como um planador, como os aposentados Space Suttles, conhecidos no Brasil como Ônibus Espacial. Sem motor para gerar tração em voo, toda a aproximação é feita em voo planado.
No veículo estavam Walter Villadei, coronel da força aérea italiana; Angelo Landolfi, médico da força aérea italiana; e Pantaleone Carlucci, engenheiro do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália. Além da própria tripulação técnica da Virgin, como os pilotos do VSS Unity, Mike Masucci e Nicola Pecile.
"Estou muito orgulhoso de fazer parte deste voo espacial histórico. O Galactic 01 é o primeiro voo espacial de pesquisa suborbital comercial da Itália e uma conquista incrível tornada possível graças à colaboração duradoura entre a Força Aérea Italiana e o Conselho Nacional de Pesquisa da Itália", disse Villadei
A Virgin acredita que fará a próxima missão espacial comercial, a Galactic 02, em meados de agosto. Todos os dados do voo atual serão avaliados pela equipe técnica. O planejado é que voos espaciais mensais comecem ainda neste ano.