Imagem de dentro do cockpit de um Tu-22M3 mostra o lançamento de um míssil
Por André Magalhães Publicado em 13/05/2022, às 09h15
Vídeos que circulam pelas redes sociais mostram imagens internas do que seria um bombardeiro russo Tu-22M3 realizando o lançamento de um míssil de cruzeiro contra alvos ucranianos.
The launch of two supersonic cruise missiles kh-22 from a long-range supersonic missile-carrying bomber Tu-22.
— Massimo Frantarelli (@MrFrantarelli) May 11, 2022
📹fighter_bomber pic.twitter.com/kAXU9pP5KW
Em um determinado vídeo é possível ver o lançamento de um armamento, aparentemente um míssil kh-22,de dentro da cabine de uma aeronave militar russa.
É importante destacar que a arma acima mencionada é supersônicae transportada exclusivamente pelo bombardeiro Tu-22M3.
No contexto do conflito que já dura mais de dois meses, sabe-se que a Rússia tem empregado armamentos de cruzeiro. A própria defesa russa confirmou o uso de mísseis “Kinzhal”, lançado a partir do caça-interceptador MiG-31K Foxhound e do bombardeiro Tu-22M3.
O Kinzhal é um míssil hipersônico que tem um alcance de quase 2.000km. O ponto de destaque desta arma é sua alta velocidade (10 vezes a velocidade do som) e o seu poder de fogo, podendo levar ogivas nucleares de até 500 quilotons (podendo contar arfetado nuclear)
A aviação russa em ação nos combates estão sendo representadas principalmente por helicópteros e caças-bombardeiros Su-25 e Su-34. Contudo, o uso de outros bombardeiros da frota de Moscou como:Tu-95 Bear e Tu-160 Blackjack, ambos comgrande poder de fogo, é desconhecido.