Uma pesquisa aponta que o turismo e as viagens são os motores para o sucesso dos programas de fidelidade no setor aéreo
Por Marcel Cardoso Publicado em 20/01/2025, às 08h00
Viagens e turismo seguem como um dos principais atrativos para consumidores engajados em programas de fidelidade, aponta uma pesquisa realizada pela Alloyal, plataforma de gestão de programas de relacionamento.
O setor ocupa a segunda posição em compras realizadas por meio de programas de pontos, com 14% de participação, atrás apenas do segmento de eletrodomésticos, que lidera com 61,7%.
Segundo Aluísio Cirino, CEO da Alloyal, os consumidores estão cada vez mais interessados em trocar pontos por experiências de viagem. “Com a popularidade crescente desses programas, as empresas devem aproveitar as parcerias estratégicas para fortalecer suas ofertas e ampliar a fidelidade dos clientes”, disse.
Dados da Associação Brasileira das Empresas do Mercado de Fidelização (Abemf) reforçam essa tendência. Segundo a entidade, 80% dos pontos acumulados em programas de fidelidade são resgatados em companhias aéreas. Isso equivale a, aproximadamente, quinze passageiros por voo viajando com pontos acumulados.
No último dia 6 de janeiro, A Azul Linhas Aéreas quebrou o recorde de toda a sua história na quantidade de passageiros transportados em único dia. Segundo a companhia, 103.348 passageiros embarcaram para voos domésticos e internacionais.
Foram 937 voos, tornando-se o dia mais movimentado da alta temporada de verão. Esta fase conta com mais de 3.000 voos adicionais que iniciaram na segunda quinzena de dezembro, se estendendo até o início de fevereiro.