Viagem de Biden a Ucrânia usou o 757 da USAF

Autoridades evitaram usar o VC-25 como Air Force One, optando pelo 757 da USAF e Joe Biden fez a viagem dentro da Ucrânia de trem

Por André Magalhães Publicado em 21/02/2023, às 08h11

Também conhecido como Air Force Two, por transportar usualmente o vice-presidente, o C-32 assumiu a função de Air Force One - USAF

A visita supresa do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, a Ucrânia nessa segunda-feira (20), envolveu um grande planejamento de segurança e a participação uso do 757 como Air Force One.

Tradicionalmente o presidente norte-americano se desloca no 747, ou VC-25A na designação oficial, mas por questões de segurança as autoridades optaram pelo uso do C-32, por ter menor destaque.

One year after Russia’s brutal invasion of Ukraine, President Biden traveled to Kyiv to meet with President Zelenskyy. Here’s how it happened.

On Sunday at 4:15 AM EST, @POTUS departed D.C. on Air Force One for Germany – where the plane refueled and was wheels up at 6:29 PM CET. pic.twitter.com/XBzWZN3zSc

— The White House (@WhiteHouse) February 21, 2023

A Casa Branca limitou-se a revelar detalhes da programação da viagem supresa de Biedn, mas informou, por meio do conselheiro de segurança nacional Jake Sullivan, que a Rússia foi avisada horas antes.

Feb. 19, 2023#Joint Base Andrews#SAM060 #ADFEB9 USAF VC-32A pic.twitter.com/cWdXypnIyN

— Heo TaeJin (@AIYeyENGDdJkjTr) February 19, 2023

O C-32 decolou da base aérea de Andrews, em Maryland, nos arredores de Washigton D.C., nas primeiras horas da manhã e voou até a base de Ramstein, na Alemanha, para uma escala técnica. De lá o avião seguiu até a cidade polonesa de Rzeszów-Jasionka, na Polônia, local próximo a fronteira.

No ar, em meio a viagem presidencial, aeronaves estratégicas da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) como os aviões de alerta aéreo antecipado E-3B Sentry, aviões-tanque KC-135, denrtre outras, sobrevoaram áreas da Polônia, em especial próximo da Ucrânia, para rastrear qualquer atividade suspeita em espaço aéreo ucraniano.

Na Polônia, Biden seguiu em um combio até a estação ferroviária Przemyśl Główny, onde embarcou em um trem até Kiev. A Casa Branca quis evitar cruzar o céu contestado da Ucrânia, que segue com riscos de disparo acidental de armas antiaéreas.

Joe Biden, no encontro com o presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy, reforçou o apoio dos EUA, vistou alguns locais da capital e anunciou o fornecimento de mais armas, mas não foi falado em aviões de caças, algo que Kiev pede desde o começo da guerra. 

"Quando Putin lançou sua invasão há quase um ano, ele pensou que a Ucrânia estava fraca e o Ocidente estava dividido. Ele pensou que poderia sobreviver a nós. Mas ele estava absolutamente errado", disse Joe Biden.

Presidents @POTUS and @ZelenskyyUa in the center of Kyiv as an air raid alert sounds in the city.

Look how calm they are. It seems President Zelenskyy is even pointing some Kyiv sights to President Biden as they walk. pic.twitter.com/jzCZnAfLiW

— Anton Gerashchenko (@Gerashchenko_en) February 20, 2023

O retorno procedeu da mesma maneira. Ao chegar em Rzeszów, o C-32 seguiu até a capital polonesa de Varsóvia, onde Biden teve encontros com autoridades da OTAN.

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Air Force One é a designação oficial de qualquer avião com o presidente dos Estados Unidos, embora na maior parte do tempo seja o código de chamada do VC-25A (o 747-200). Na teoria, um avião comercial ou da Marinha, que tivesse o mandatário a bordo também seria o Air Force One. Já o Air Force Two é a designação oficial para aviões que transportam o vice-presidente, neste caso função normalmente realizada pelo C-32.

Já os voos presidenciais de helicópteros são feitos pelo Corpo de Fuzileiros Navais, com o prefixo de chamada Marine One.

 

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