Avião com Nancy Pelosi faz viagem em direção a Taiwan e rastreamento online é o mais assistido no mundo
Por André Magalhães Publicado em 02/08/2022, às 10h55
A visita da presidente da Câmara [dos deputados] dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, a Taiwan chamou a atenção e causou temores na comunidade internacional. O site de ratreamento de aeronaves Flightradar24 bateu recorde de audiência com um único rastreamento, justamente com avião que transporta Pelosi.
SPAR19 now in Taiwan airspace. pic.twitter.com/WvTvIYDGlg
— Flightradar24 (@flightradar24) August 2, 2022
Mais cedo o C-40 (Boeing 737-700) dos Estados Unidos decolou da Malásia com Pelosi a bordo e de acordo com o Flightradar24, o destino é Taipei, capital de Taiwan. Por conta da situação tensa gerada pela visita, o rastreamento do avião está sendo o mais visto no mundo, com mais de 300 mil espectadores acompanhado o voo.
Ao mesmo tempo em que Nancy parece ir para ilha, a China realiza grandes manobras militares na região. Está circulando vídeos de veículos blindados em deslocamento pela provincía chinesa de Fujian, apenas 200 quilômetros de Taiwan.
China Military tanks deployed at Xiamen City beaches nearer to Taiwan Strait in Fujian . Tensions Raising in Taiwan Strait .#China #Taiwan #news #BreakingNews #XiamenCity #Fujian pic.twitter.com/TtKBGtt8mM
— We Are Protestors (@WeAreProtestors) August 2, 2022
Não é recente o temor que a China possa invadir militarmente Taiwan, anexando a ilha ao seu território. O presidente Xi Jinping voltou a endossar o discurso chinês que considera a Ilha seu território, considerado apenas uma província rebelde, fazendo constantes ameças a soberania do pequeno país.
Atualmente o governo taiwanês investe em uma renovação pontual de seus meios militares, a maioria de origem norte-americana. O país tem como principal vetor aéreo os caças F-16 que estão sendo atualizandos para o atual padrão Block 70/72.
Os novos caças de Taiwan podem levar, por exemplo, os avançados mísseis ar-ar AIM-9X Sidewinder, entre outras melhorias. Vale ressaltar que, até o final de 2023, todos os caças serão modificados para a versão Block 70, tornando Taiwan o maior operador de caças F-16 na Ásia.