Airbus estuda lançar modelo intermediário entre o A321 e o A330neo para competir com futuro avião da Boeing
Por Edmundo Ubiratan Publicado em 25/02/2019, às 14h00 - Atualizado às 15h10
A Airbus iniciou a prospecção de vendas para o A321XLR, a versão de ultra longo alcance do A321neo. O modelo deverá contar com alcance máximo de 4.500 nm (8.300 km), peso máximo de decolagem de 101 toneladas e capacidade para até 250 passageiros.
O fabricante europeu espera obter entre 200 e 300 pedidos para o novo modelo, viabilizando seu desenvolvimento e produção. Os executivos querem aproveitar a indefinição da Boeing para o lançamento de seu novo avião, designado como New Midsize Airplane (NMA) que poderá ser uma família substituta para os 757 e 767, inclusive contando com uma versão de corredor único e uma de duplo corredor.
O A321XLR poderá ser oferecido como uma solução conjunta aos A330-800, que ainda patinam nas vendas, mas oferecem quase completa comunidade nas carteiras das tripulações e custo operacional competitivo. Com isso, o segmento de média capacidade e longo alcance, que deverá ser o maior mercado do setor na próxima década, terá três modelos da Airbus, o A321LR, A321XLR e A330neo. Além disso, a Airbus espera com isso ganhar tempo em relação a concorrente, já que poderá ofertar um modelo em curto prazo ao mercado, ao mesmo tempo que recebe dividendos pelas vendas e espera a Boeing revelar seu projeto final. A expectativa do mercado é que a Airbus lance um novo avião para o segmento, dependendo da solução apresentada pelos norte-americanos.
O A321XLR poderá surgir em um momento que a Airbus encerra a produção do A380, permitindo aumentar suas margens sem necessariamente ampliar sua força de trabalho ou instalações para montagem final do avião.