Venezuela autoriza voos regulares ao Brasil

Autoridades da Venezuela flexibilizaram restrições e autorizaram voos regulares para o Brasil

Marcel Cardoso Publicado em 29/06/2022, às 06h25

Companhias venezuelanas voavam para Manaus antes da pandemia de covid-19 - Conviasa/Divulgação

O Instituto Nacional de Aeronáutica Civil da Venezuela (Inac) incluiu novamente o Brasil na lista de países autorizados em realizar voos regulares comerciais, de passageiros e cargas.

#Comunicado || El #INAC, cumpliendo con los lineamientos del Ejecutivo Nacional, informa medidas para el sector aéreo nacional de acuerdo a lo establecido en los NOTAM N° C0693/22 y A0292/22. pic.twitter.com/BOiuB8gTZ6

— Instituto Nacional de Aeronáutica Civil (INAC) (@InacVzla) June 28, 2022

O anúncio feito na segunda-feira (27), a norma é uma flexibilização das medidas adotadas pelas autoridades locais para combater os casos de covid-19. Atualmente, companhias aéreas de dez países têm permissão para operar em solo venezuelano: Cuba, Turquia, Rússia, México, Bolívia, Panamá, Portugal, São Vicente e Granadinas, Espanha e Irã. 

Até março de 2020, a Avior Airlines e a Conviasa operavam dois voos semanais cada entre as cidades venezuelanas de Porlamar (PMV) e/ou Caracas (CCS) e Manaus (MAO), no Amazonas, utilizando os Boeing 737-200 e o Embraer E190, respectivamente.

As principais companhias aéreas brasileiras deixaram de operar na Venezuela em fevereiro de 2016, quando o governo de Nicolás Maduro reteve a maior parte do caixa local das companhias aéreas estrangeiras. Segundo a Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata), a cifra ultrapassou os US$ 3,9 bilhões (R$ 20,6 bilhões) em receitas das empresas que foram bloqueados permanentemente.

aeronave notícias de aviação avião aviação Brasil Embraer Boeing Voos Iata 737 E190 Conviasa Venezuela

Leia também

Companhia aérea da Venezuela suspendeu voos para Argentina e Chile
Bolívia frustra conexão de passageiros vindos da Venezuela