Principais fabricantes do mundo trabalham em projetos que já se mostram próximos dos modelos reais
Redação Publicado em 16/05/2019, às 14h00 - Atualizado às 19h32
Uma tendência observada entre os fabricantes de asas rotativas tem sido o aumento dos investimentos em soluções de mobilidade urbana utilizando aparelhos derivados de helicópteros.
Os eVTOL e UAVs elétricos ou híbridos passaram a ser desenvolvidos por diversos fabricantes, como Airbus, Boeing, Embraer, Bell, entre outros, que apostam em um novo e bilionário nicho de mercado. A popularização do sistema de voo urbano poderá gerar uma nova demanda por transporte aéreo coletivo, em um modelo similar ao de aplicativos como Uber. A gigante do transporte compartilhado inclusive é uma das maiores incentivadoras do modelo.
Recentemente a Bell apresentou, nos Estados Unidos o Nexus, enquanto a Airbus trabalha ativamente no CityAirbus UAM (Urban Air Mobility Technology), mostrando o compromisso de duas gigantes do setor no desenvolvimento de soluções derivadas dos helicópteros para o transporte urbano.
Já a Boeing NeXt, divisão da gigante aeroespecial responsável pelos estudos de mobilidade aérea urbana, utilizou a Aurora Flight Sciences, para projetar e desenvolver uma aeronave experimental elétrica de decolagem e aterrissagem vertical (eVTOL).