Futuro bombardeiro B-21 Raider é a mais nova arma de dissuasão da USAF e fará primeiro voo neste ano
Por André Magalhães Publicado em 07/03/2023, às 15h40
A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês) revelou novas fotos do B-21 Raider, o seu novo bombardeiro furtivo e que está em fase avançada de desenvolvimento.
A imagem em destaque foi feita de um ângulo superior as anteriores, tornando possível visualizar mais detalhes do avião, em especial as entradas de ar e o formato básico, pontos que não eram perceptíveis nas primeiras fotos publicadas no final do ano passado.
— U.S. Air Force (@usairforce) March 7, 2023
A apresentação do B-21 ocorreu em dezembro de 2022 e a transmissão acompanhada ao vivo pela AERO Magazine. De acordo com a Northrop Grumman, fabricante do avião, o primeiro voo está previsto para ocorre ainda neste semestre e deverá ter como destino a pista principal da base aérea de Edwards, localizado poucos quilômetros da Plant 42, ambos na Califórnia.
Atualmente seis unidades estão em fases diferentes de montagem. A Northrop não confirmou quais e quantos aviões vão participar da campanha de ensaios em voo e nem os prazos para serem entregues para a USAF. A expectativa é que o modelo operacional tenha algumas diferenças visuais e técnicas em relação ao primeiro protótipo, seguindo os refinamentos naturais que ocorrem ao longo do desenvolvimento do programa.
Pouco se sabe deste avião, mas a empresa divulgou 10 pontos relevantes sobre o novo bombardeiro da USAF. Alguns deles são: