EUA recebe mais um avião E-11A de comunicações aerotransportadas

USAF ativa mais um E-11 destinados as missões de comunicações aerotransportadas

Por André Magalhães Publicado em 09/01/2023, às 10h30

Esquadrão destinado a missão de comunicação fica sediado no Oriente Médio - USAF

A Força Aérea dos Estados Unidos (USAF, na sigla em inglês), incorporou à frota o novo E-11A, baseado no Bombardier Global 6000, dedicado as missões de comunicações aerotransportadas.

O E-11A realiza missões de Battlefield Airborne Communications Node (BACN), que é também é conhecido como Wi-Fi aerotransportado. A plataforma fornece comando aéreo estendido e recursos de controle para ativos aéreos e tropas no solo. O avião é capaz de transmitir e retransmitir dados, voz e imagens em regiões de difícil acesso, voando em grandes altitudes e fornecendo cobertura quase irrestrita no solo e para demais aeronaves próximas.

“Este novo E-11A aliviará a pressão sobre o restante de nossa frota e nos permitirá manter uma alta taxa de capacidade de missão”, disse Todd Arthur, comandante do 430º EECS.

O esquadrão 430º EECS fica baseado no Oriente Médio e seus militares são voluntários de outras aviações da USAF.

"Como o único esquadrão equipado com o E-11A BACN, o 430º EECS desempenhará um papel fundamental em ajudar a Força Aérea a estabelecer um modelo mais tradicional com um esquadrão de base e um esquadrão implantado", publicou a força aérea dos EUA.

Atualmente parte das missões de BACN é realizada pelas aeronaves não tripuladas EQ-4B Block 20, que deverão ser aposentados assim que a frota de E-11A estiver plenamente operacional.

 

Usaf Global Hawk Bombardier Estratégia Global 6000 Oriente Médio Comunicações E-11 Aerotransportadas EQ-4B BACN

Leia também

Pentágono suspendeu entregas do F-35
Caças dos EUA e de Israel treinam sobre o Mediterrâneo