A Southwest Airlines, uma das maiores companhias aéreas dos EUA, está à beira do colapso na malha que acumula 70% de atrasos
Por Marcel Cardoso Publicado em 27/12/2022, às 07h58 - Atualizado em 28/12/2022, às 13h30
Os efeitos do chamado ‘ciclone bomba’, que derrubou as temperaturas nos Estados Unidos a temperaturas negativas de dois dígitos nos últimos dias, afetaram fortemente as operações da Southwest Airlines que cancelou cerca de 70% de seus voos ontem (26), colocando-a na beira do colapso.
A companhia alegou que os cancelamentos ocorreram por conta da intempérie climática, mas que trabalha para retomar a normalidade das operações. “Com dias consecutivos de inverno extremo em nossa rede, os desafios contínuos estão afetando nossos clientes e funcionários de maneira significativa”, afirmou a Southwest em nota.
A companhia confirmou que reduziu drasticamente sua operação diária, liberando aproximadamente um terço dos voos programados para os próximos dias. O objetivo é recolocar os aviões novamente dentro da programação conforme o clima melhora em diversas regiões dos Estados Unidos e Canadá.
O Departamento de Transportes dos Estados Unidos (DoT, na sigla em inglês) comentou que vai investigar se os cancelamentos eram evitáveis, visto a previsão climática, e se a Southwest está cumprindo o plano de atendimento aos passageiros. O órgão classificou a situação como ‘inaceitável’.
A Southwest é a companhia aérea com a maior concentração de voos diários no mundo, operando cerca de 3.800 partidas.
Outras empresas aéreas também estão sofrendo com as consequências da forte onda de frio, como a Delta Air Lines, a Alaska Airlines e a United Airlines, que cancelaram até 17% dos voos programados para ontem.
Com dias consecutivos de inverno extremo em nossa rede, os desafios contínuos estão afetando nossos clientes e funcionários de maneira significativa e inaceitável.
E nossas sinceras desculpas por isso estão apenas começando.
Estamos trabalhando com segurança para resolver com urgência as interrupções em larga escala, reequilibrando a malha aérea e reposicionando as tripulações e nossa frota para melhor atender a todos que planejam viajar conosco.
Estávamos com equipe completa e preparados para o fim de semana de feriado que se aproximava, quando o clima severo varreu o continente, onde a Southwest é a maior transportadora em 23 dos 25 principais mercados de viagens nos EUA. Essas condições operacionais forçaram mudanças diárias de volume e magnitude sem precedentes para nossa programação de voos e as ferramentas que nossas equipes usam para recuperar a malha aérea permanecem em sua capacidade.
Este trabalho de segurança em primeiro lugar é intencional, contínuo e necessário para retornar à confiabilidade normal, que minimiza os inconvenientes de última hora. Enquanto continuamos trabalhando para recuperar nossa operação, tomamos a decisão de continuar operando com uma programação reduzida, voando aproximadamente um terço de nossa programação nos próximos dias. E estamos trabalhando para alcançar clientes cujos planos de viagem serão alterados para oferecer informações específicas e opções, também disponíveis em Southwest.com/traveldisruption.
Nossos funcionários e equipes programados para trabalhar nesta temporada de férias estão chegando de todas as maneiras. Estamos muito gratos por isso. Nosso objetivo comum é cuidar de cada cliente com a hospitalidade e o coração pelos quais somos conhecidos.
Por outro lado, trabalharemos para resolver as coisas para aqueles que decepcionamos, incluindo nossos funcionários. Com a preocupação maior da segurança máxima o pessoal da Southwest compartilha a meta de cuidar de cada cliente.
Reconhecemos a falha e pedimos sinceras desculpas.
*Texto atualizado no dia 28 de dezembro às 13h30