Governo britânico planeja doar três helicópteros WS-61 Sea King para a marinha da Ucrânia, que já recebeu o primeiro
Por André Magalhães Publicado em 24/01/2023, às 08h25
O vídeo postado pelo ministro da defesa da Ucrânia, Oleksii Reznikov, mostra o voo do primeiro helicóptero WS-61 Sea King com as cores da bandeira ucraniana. A aeronave foi fornecida pelo Reino Unido e faz parte do pacote de ajuda ofertado por países ocidentais.
Na postagem, o Reznikov agradeceu o secretário de defesa britânico, Ben Wallace, pelo envio do Sea King.
Sea King from the UK has arrived in its new kingdom near the Black Sea in Ukraine!
— Oleksii Reznikov (@oleksiireznikov) January 21, 2023
It is a strong reinforcement for the Ukrainian Navy. Our cooperation will continue to increase.
Thank you to @BWallaceMP
Together, we will secure the seas and lands across all of Europe! pic.twitter.com/Qf4mF2vp8L
O envio de três WS-61 Sea King para a marinha ucraniana foi anunciado pelos britânicos em novembro passado, que inclui ainda o treinamento de dez tripulações. Com isso, na teoria cada aeronave terá três tripulações disponíveis, permitindo sua disponibilidade 24 horas por dia.
Os WS-61 Sea King ostentam uma pintura parecida com os helicópteros Mi-24V, de fabricação soviética, e doados recentemente pela República Tcheca.
Apesar de ainda não ter recebidos seus desejados caças, Kiev vem mantendo uma considerável ajuda bélica ocidental, o também incluiu drones e mísseis anti-carros.
Nas últimas semanas foram anunciados novos pacotes bilionários de ajuda para a Ucrânia, que deverá incluir o envio de equipamentos pesados, como carro de combates pesados Challenger II, usados pelos britânicos.