Apesar de Kiev não confirmar, é esperado que Moscou conduza uma resposta ao ataque
Por André Magalhães Publicado em 01/04/2022, às 11h35
Nesta sexta-feira (1/4), imagens que estão circulando pela internet mostram o que seria helicópteros Mi 24 da Ucrânia atacando um armazenamento de petróleo na cidade russa de Belgorod. Se isso de fato for confirmado, seria o primeiro ataque da Ucrânia dentro do território russo.
Contudo, até o momento o governo da Ucrânia não confirmou a autoria do ataque. Diferente da Rússia que já se posicionou a respeito e alegou que isso impedirá futuras negociações de paz.
"Dois helicópteros das Forças Armadas da Ucrânia entraram no espaço aéreo da Rússia a baixa altitude e realizaram dois ataques aéreos em Belgorod", publicou a agência estatal russa TASS.
Ao menos duas pessoas ficaram feridas e cerca de 200 bombeiros foram acionados para combater o grande incêndio.
A instalação de Belgorod fica a 80 quilômetros da fronteira com a Ucrânia e da cidade de Kharkiv. De acordo com informações, este posto de armazenamento fornecia combustível aos militares russo em ação em território ucraniano.
Video reportedly of the two Ukrainian Mi-24 helicopters that took part in the attack on the oil facility in Belgorod. https://t.co/Ue5sVJPPZ8 pic.twitter.com/NRpEAHcc4B
— Rob Lee (@RALee85) April 1, 2022
Entretanto, algumas questões já estão sendo discutidas: Como os supostos helicópteros passaram pela defesa aérea russa. Ou então alguns atribuem que isso tenha sido uma manobra False Flag – um ataque dos próprios russos para terem motivo de escalar o conflito.
Todavia, se foi de fato por parte da Ucrânia caso seja confirmado o ataque por parte da Ucrânia os russos certamente irão responder ao ataque contra a instalação.
In Russia's Belgorod, a fire broke out at an oil depot, two workers were injured - region's authorities.
— Euromaidan Press (@EuromaidanPress) April 1, 2022
Belgorod Governor Vyacheslav Gladkov states that the fire broke out due to an air strike from two Ukrainian helicopters. https://t.co/d3pv2Pyqic pic.twitter.com/TjeYm9rEd5
Na semana passada, completou-se um mês que foi iniciado o conflito armado. Desde então cidades da Ucrânia foram destruídas, destaque para Mariupol e houveram baixas por parte dos ucranianos e de seus equipamentos bélicos.
No entanto, a Rússia também tem perdido soldados e equipamentos militares, aqui destacamos algumas aeronaves russas que foram abatidas ou abandonadas.