Ucrânia diz que abateu quatro caças russos em um único dia

Vídeo mostra momento que míssil atingiu um dos caças russos e Moscou alega destruição de dois MiG-29 da Ucrânia

Por André Magalhães Publicado em 28/09/2022, às 11h20

Segundo dados da inteligência britânica a Rússia perdeu 55 aeronaves desde fevereiro - Divulgação

O ministério da Defesa da Ucrânia anunciou que abateu, em um único dia, quatro caças Sukhoi da força aérea da Rússia. De acordo com o comunicado, no sábado (24), foram abatidos um Su-25, dois Su-30 e um Su-34.

Um vídeo que circula as redes sociais mostra um abate de um Su-34 russo, que é atingido por um míssil, cai e explode.

Ten months ago, in WDC, I asked for Stingers 4 #UAarmy & heard "It's impossible."
Many times.
Today, rus Su-30 jet was shot down by 🇺🇦 Stinger in the Kharkiv region.
So...the impossible is indeed possible.
Thanks to our partners.
We will win! 🇺🇦
🎵 Горить, “Палає техніка ворожа” pic.twitter.com/c1NtHcqlsD

— Oleksii Reznikov (@oleksiireznikov) September 24, 2022

O vídeo mostra um suposto caça da família Flanker sendo abatido por um míssil portátil (manpad) mas não é possível confirmar o modelo e a data da filmagem. Os casos relatados ocorrem um mês após o início de uma violenta contra-ofensiva das forças ucranianas no sul e no leste do país, que resultou na retomada de controle de diversas regiões.

Segundo dados do Reino Unido, desde o começo do conflito os russos perderam 55 aeronaves. "Existe uma possibilidade realista de que esse aumento nas perdas seja parcialmente resultado da Força Aérea Russa aceitar um risco maior ao tentar fornecer apoio aéreo [aproximado]", publicou a defesa britânica.

Today is a good day for #UAarmy and a bad day for russian aviation. Su-25, two Su-30, Su-34 have gone to f..k themselves. pic.twitter.com/MNmcEm8CUf

— Defense of Ukraine (@DefenceU) September 24, 2022

A Rússia não confirmou ou negou a perda de mais quatro caças, nem mesmo os números divulgados pelos britânicos, mas anunciou que abateu mais dois MiG-29 da Ucrânia. Segundo a agência de notícias estatal TASS, os caças ucranianos destruídos eram os que estavam modificados para o uso do míssil norte-americano anti-radar AGM-88 HARM.

A notícia afirma que o abate foi feito por caças das forças aeroespacias russas em  Novoukrainka e Bashtanka, na região de Nikolaev.

Ao mesmo tempo, Moscou se dirigiu ao mundo sobre um referendo para anexar regiões do Donbass ao território russo. Além disso, foram feitas claras ameaças do uso de armas nucleares.

Rússia Caça Ucrânia Su-30SM guerra Su-25 MiG-29 Su-34 Abate

Leia também

Ucrânia abate drone iraniano usado pela Rússia
Rússia reage e abate caças MiG-29 e helicópteros ucranianos