Governo da Ucrânia diz que o caça F-16 é o mais cogitado e que seus pilotos já estão em treinamento em instalações nos EUA
Por André Magalhães Publicado em 31/01/2023, às 09h20
O porta-voz da Força Aérea da Ucrânia, Yuriy Ignat, disse na semana passada que definiu seu novo caça e que alguns pilotos já estão em treinamento nos Estados Unidos. Todavia, não foi especificado qual o modelo escolhido e como ele será negociado.
Emora na entrevista ao site Armyinform Ignat não tenha dado detalhes, há fortes indicios que seja o F-16. Recentemente, a Holanda chegou a levantar possibilidade de fornecer seus aviões para os ucranianos, mas não existe nenhum acordo firmado e nem mesmo a confirmação que a Casa Branca esteja de acordo com qualquer repasse de aviões.
F-16
— Defense of Ukraine (@DefenceU) January 27, 2023
Os Estados Unidos, por meio do Pentágono, disse não ter nenhum piloto ucraniano em treinamento no país. Há vários meses a Ucrânia tem apontado uma forte parceria com países Ocidentais, mas nenhuma fonte confirma qualquer negociação para envio de aeronaves.
O interesse por novos caças por parte de Kiev ocorre desde o começo da guerra, há quase um ano, mas nada de concreto ocorreu até hoje. Apenas algumas peças de reposição foram enviadas para manter o funcionamento da agora pequena frota de caças MiG-29 e Su-27.
Ainda assim, a semana foi marcada pelos anúncios do envio de veículos de combate pesados a Ucrânia, como os norte-americanos M1 Abrams e o alemão Leopard 2. Os ingleses já haviam infomado sobre o envio dos blindados Challenger 2. Da mesma forma, nenhum país detalhou quando e como serão enviados os veículos.
O fornecimento de caças é mais sensível do que os tanques pesados, em parte pelos riscos associados a operação por pilotos e equipes de solo com pouca experiência, somado as ameaças de Moscou sobre o fornecimento de meios avançados para a Ucrânia.